A Fiat vai vender o Grande Panda no Brasil, como chegou a afirmar o próprio CEO mundial da Fiat, Olivier François, no início de março. O mais provável é que chegue em 2026, com pelo menos uma versão híbrida. Mas será que a marca italiana vai ser ousada o suficiente para trazer também a 4×4, cujo prótipo acaba de ser revelado?
VEJA TAMBÉM:
Embora nenhuma data oficial de lançamento tenha sido anunciada, uma versão de produção do Grande Panda 4×4 pode chegar às concessionárias europeias em algum momento de 2026. É pouco provável que também chegue ao Brasil, onde a Stellantis terá uma boa gama de modelos com tração integral, incluive o pequeno Jeep Avenger.
Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.
Releitura de um clássico
Imagem: Divulgação
De qualquer forma, o Fiat Grande Panda Manifesto, conta com algumas mudanças importantes em comparação com as versões topo de linha do Grande Panda padrão. Atualizações notáveis incluem revestimento plástico adicional ao longo da carroceria e um rack de teto equipado com estepe e LEDs estilo pixel integrados à grade e ao teto.
A Fiat optou por uma pintura exclusiva na cor Bordeaux como uma homenagem sutil ao Panda 4×4 original, lançado em 1983. O exterior também apresenta detalhes em bege, juntamente com rodas de aço de 16 polegadas com inspiração retrô.
O mesmo design de rodas pode ser encontrado nas versões de entrada do Grande Panda, embora os acabamentos sejam diferentes. Para este conceito, no entanto, as rodas são revestidas com pneus robustos todo-terreno, uma escolha adequada para um veículo pronto para off-road.
Por trás da aparência que inspira robustez, fica o sistema de tração integral eletrificado. Essa configuração tem motor elétrico traseiro de 28 cv encontrado no Jeep Avenger 4xe híbrido leve e no Alfa Romeo Junior Ibrida Q4.
A Fiat ainda não confirmou se o eixo traseiro eletrificado do conceito está acoplado ao motor híbrido leve de 1,2 litro ou se o eixo dianteiro também é elétrico. No entanto, é possível que a configuração AWD seja compatível com ambas as opções de motorização.
Outro ponto forte do projeto é a possibilidade de personalizar o veículo com acessórios exclusivos, projetados para atender às necessidades dos entusiastas de aventura e off-road por um custo abaixo dos SUVs com tração integral. Agora, resta apenas aguardar a notícia sobre a fabricação em série deste protótipo de estilo retrô
Imagem: Divulgação
Fonte: autoo