A Stellantis renovou no Brasil o seu trio de furgões médios: Fiat Scudo, Citroën Jumpy e Peugeot Expert. As mudanças seguem as que já foram feitas na Europa, com frente renovada —cada uma a seu estilo—, e interior remodelado para incluir algumas facilidades para o motorista. A traseira segue igual, mas cada marca aplica seu emblema. No caso do Jumpy, é a estreia do novo logotipo da Citroën no Brasil.
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Uma delas é o painel digital, novo volante com comandos do som e do piloto automático, direção com assistência elétrica e saídas de ar-condicionado reposicionadas. Um novo porta-objetos foi incluído logo acima da alavanca de câmbio. No topo do console fica o rádio com tela sensível ao toque de 5”, conexão Bluetooth e conector USB para recarga de celular e transferência de dados.
Ao todo, em porta-objetos na cabine para três pessoas, são 41 litros de capacidade. Abaixo do banco do passageiro, porta-exemplo, há um baú para guardar coisas. A lista de equipamentos ainda inclui controle de estabilidade e tração com assistente de partida em rampa (incluindo para manobras em ré), vidros, travas e retrovisores elétricos, sensor crepuscular e de chuva, luzes de rodagem diurnas (DRL) e faróis de neblina, além de airbags frontais para os três ocupantes.
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Gestão de frotas
O trio de furgões estreia um sistema conectado de gestão de frotas. O sistema funciona por um aplicativo em que o cliente pode monitorar diferentes parâmetros do veículo à distância, como quilometragem rodada, alertas de localização e partida, rastreamento e velocidade.
Com essas informações, a empresa pode gerar diferentes relatórios, que podem incluir até telemetria (aceleração, frenagem e curvas), permitindo um acompanhamento próximo de sua frota. O sistema de rastreamento também permite a criação de cercas eletrônicas, com avisos e alertas automáticos quando o veículo sai do perímetro pré-estabelecido. Além disso, o sistema oferece a opção de recuperação veicular em caso de furto e roubo.
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Mecânica inalterada
Os três modelos seguem com o motor 1.5 turbodiesel de 120 cv de potência e 30,6 kgfm de torque. O câmbio é manual de seis marchas e a tração é sempre dianteira.
Os novos Jumpy, Scudo e Expert podem carregar 1,45 tonelada de peso, com um baú de carga de 6,1 m³ de volume e acesso facilitado por porta lateral corrediça e duas portas traseiras com abertura de 180º. A área de carga tem 2,80 metros de comprimento, 1,28 m de largura e 1,22 m de altura.
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Preços
Citroën, Fiat e Peugeot começam a vender a linha 2025 de Jumpy, Scudo e Expert em duas versões: Cargo (R$ 211.990) e Vitré/Multi (R$ 217.990), com garantia de três anos.
A diferença é que a Cargo tem o baú fechado. Já Jumpy e Expert Vitré e Scudo Multi tem as laterais e as portas traseiras envidraçadas.
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Fonte: autoo