Eventos

Festival em Cuiabá: 19 Filmes Infantis Gratuitos em Cartaz

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A 22ª edição do Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá (Cinemato) preparou uma seleção especial para o público infantil.

A programação segue até o próximo sábado (19), com exibições gratuitas de curtas e um longa-metragem no Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), sempre a partir das 14h.

Ao todo, serão exibidos 19 filmes infantis, entre animações e obras em live-action de diversas regiões do país, incluindo produções de Mato Grosso, como o curta Outro Lugar. Serão exibidas também obras produzidas em Pernambuco, Goiás, Minas Gerais, Bahia, Amazonas, São Paulo, Distrito Federal, Rio Grande do Sul e Paraná.

As sessões fazem parte dos projetos Cinema Escola e Sessão Queimada Cuiabana, voltados a crianças e famílias que queiram curtir boas histórias nas férias.

Com programação gratuita, o importante é chegar com antecedência para garantir lugar.

Feira Amazônia

Além das sessões, quem visitar o teatro poderá aproveitar o espaço externo, onde será montada a Feira Amazônia, com produtos alimentícios e artesanato. A ideia é oferecer uma verdadeira imersão cultural, que vai além das telas.

A proposta do festival é unir arte, educação e inclusão. Crianças de bairros periféricos de Cuiabá serão levadas às sessões especiais e inclusivas. O Cinema Paradiso, por exemplo, levará filmes a instituições e comunidades onde o público não pode se deslocar até o evento.

Na sexta (11), o projeto visitou o Abrigo Bom Jesus (Lar dos Idosos), e no sábado (12), foi a vez do Quilombo Lagoinha de Baixo, em Chapada dos Guimarães.

O festival é apoiado pela TV Centro América e realizado pelo Instituto INCA – Inclusão, Cidadania e Ação, com patrocínio da Secel-MT e parcerias com a UFMT, Canal Brasil, Cineclube Coxiponés e outros.

Para mais informações e a programação completa dos 62 filmes do festival (incluindo os noturnos e adultos), acesse o site do festival.

Fonte: primeirapagina

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.