O festival é uma realização da Cidarta em parceria com a Associação de Moradores e Pequenos Produtores Rurais de Miguel Velho, com patrocínio do Governo do Estado por meio de emenda parlamentar atendida pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT). O evento também conta com apoio da Câmara Municipal e da Prefeitura de Santo Antônio de Leverger.
Segundo Kelson Panosso, diretor da Cidarta, o festival nasceu do desejo da própria comunidade de valorizar e dar visibilidade à produção artística local. “Este projeto surge da vontade da comunidade, de realizar um encontro que, além de valorizar sua cultura, fosse uma plataforma de visibilidade para a arte regional”, afirma. Ele também destaca o papel essencial do líder comunitário ribeirinho Samuel Moreira no fortalecimento do engajamento local.
A programação inclui apresentações culturais, oficinas, comidas típicas e shows. Entre os destaques, está a oficina de confecção e instrumentalização da viola de cocho, conduzida pelo luthier e mestre da cultura popular, Alcides Ribeiro. Também participa o professor e músico Habel Dy Anjos, referência no ensino e pesquisa do instrumento tradicional.
O público poderá assistir a apresentações de danças tradicionais e contemporâneas, como o siriri, com os grupos Instituto Cultural Vitória Régia do Pantanal e Flor Serrana, além do combo de danças populares da Cia Rodinei Barbosa. O Grupo Tradição Cuiabana do Coxipó leva ao palco duplas de cururueiros, reforçando o elo entre música e tradição oral.
Entre os shows musicais, estão confirmadas as apresentações do quarteto Jovens Amigos e da banda de Roberto Lucialdo.
Serviço
Festival de Viola de Cocho
📅 Data: Domingo, 24 de agosto
⏰ Horário: Das 9h às 17h
📍 Local: Centro Comunitário e Salão de Festas da Capela São Benedito – Distrito de Engenho Velho, Santo Antônio de Leverger (MT)
🎟️ Entrada gratuita
Fonte: leiagora