O Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) acompanha o processo por meio da 11ª Procuradoria de Justiça e das Promotorias de Justiça Cível de Colíder, Nova Canaã do Norte, Itaúba e Cláudia. Nesta segunda-feira (18), promotores de Justiça das cidades afetadas participaram de reunião com representantes da Eletrobras e advogados da companhia para detalhar o Plano de Ação Emergencial, que prevê avaliação técnica e correções nas estruturas da usina.
O rebaixamento do reservatório começou na última quinta-feira (14) e deve reduzir o nível da água em 17 metros e 54 centímetros por dia nos próximos 33 dias. A operação emergencial foi recomendada por especialistas para permitir inspeção técnica e implementação de medidas corretivas.
Durante o anúncio, o prefeito de Paranaíta, Osmar Antônio Moreira, informou que o cancelamento do Fest Praia ocorreu devido à diminuição do volume de água na praia, impedindo a realização do evento com segurança.
“Hoje, venho me dirigir à população de Paranaíta, da região e de Mato Grosso que visita nossa cidade. Nós vamos ter que adiar o nosso Fest Praia. Por segurança da população e porque o volume de água desapareceu na praia, não temos condições de realizar o evento”, declarou.
Fonte: Olhar Direto