Eventos

Festival de Praia Cancelado devido ao Esvaziamento do Reservatório da Hidrelétrica

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá
Rebaixamento do reservatório da Usina Hidrelétrica Colíder, no rio Teles Pires, levou ao cancelamento do Fest Praia de Paranaíta, programado para os dias 29, 30 e 31 de agosto. A medida foi adotada após a identificação de danos em cinco dos 70 drenos da hidrelétrica, estruturas responsáveis pelo escoamento da pressão da água.

O Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) acompanha o processo por meio da 11ª Procuradoria de Justiça e das Promotorias de Justiça Cível de Colíder, Nova Canaã do Norte, Itaúba e Cláudia. Nesta segunda-feira (18), promotores de Justiça das cidades afetadas participaram de reunião com representantes da Eletrobras e advogados da companhia para detalhar o Plano de Ação Emergencial, que prevê avaliação técnica e correções nas estruturas da usina.
O rebaixamento do reservatório começou na última quinta-feira (14) e deve reduzir o nível da água em 17 metros e 54 centímetros por dia nos próximos 33 dias. A operação emergencial foi recomendada por especialistas para permitir inspeção técnica e implementação de medidas corretivas.
Durante o anúncio, o prefeito de Paranaíta, Osmar Antônio Moreira, informou que o cancelamento do Fest Praia ocorreu devido à diminuição do volume de água na praia, impedindo a realização do evento com segurança.
“Hoje, venho me dirigir à população de Paranaíta, da região e de Mato Grosso que visita nossa cidade. Nós vamos ter que adiar o nosso Fest Praia. Por segurança da população e porque o volume de água desapareceu na praia, não temos condições de realizar o evento”, declarou.

 

Fonte: Olhar Direto

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.