Um dos mais glamourosos eventos da Sétima Arte no mundo, o Festival de Cinema de Veneza chega à 82ª edição em 2025 e começa na quarta-feira (27). Ao todo, serão 11 dias de exibições , incluindo dezenas de estreias mundiais que permitem ter um primeiro vislumbre de obras que devem começar a chegar às telonas do resto do mundo somente no ano que vem.
Movimentando ainda mais uma cidade que já é famosa pela atmosfera buliçosa em qualquer época do ano, o festival também convida a conhecer uma região um pouco menos visitada de Veneza: o Lido, onde fica o Palazzo del Cinema, casa das principais exibições e palco do tapete vermelho.
Atrações do Festival de Veneza em 2025
A abertura do evento, por si só, é um dos momentos mais prestigiados. Em 2025, o novo longa do diretor napolitano Paolo Sorrentino, La Grazia, foi escolhido para inaugurar as exibições, marcando também a estreia mundial da obra de 133 minutos. Nenhum detalhe específico do roteiro foi divulgado com antecedência, aumentando a expectativa dos cinéfilos. Sabe-se, apenas, que será uma “história de amor”.
A obra de Sorrentino é uma das 21 escolhidas para a competição oficial pelo prestigiado Leão de Ouro, o prêmio máximo do festival. Em 2021, com A Mão de Deus, ele próprio ganhou outra estatueta cobiçada, o Leão de Prata, conferida ao ganhador da votação no júri.
Outros destaques da mostra deste ano incluem o Frankenstein de Guillermo del Toro, e Bugoni, obra de Yorgos Lanthimos estrelando Emma Stone. Mais nomes famosos de Hollywood aparecem em filmes como After the Hunt (com Julia Roberts), Father Mother Sister (com Cate Blanchett) e Jay Kelly (com George Clooney).

Muito além dos filmes na competição principal, a graça do festival está também nas exibições que ocorrem em paralelo, como a Orizzonti, dedicada a obras independentes, filmes de estreia e talentos jovens; e a Venezia Spotlight, que destaca obras inovadoras de gêneros variados.
Também há sessões de clássicos remasterizados, um setor dedicado a obras imersivas que incluem realidade virtual e aumentada, e outras exibições variadas. A programação completa e a venda de ingressos para as sessões com lugares ainda disponíveis podem ser encontradas no site. Em salas secundárias, é possível encontrar bilhetes a partir de € 10.
Em 2025, o júri do Festival de Veneza será presidido pelo norte-americano Alexander Payne, duas vezes ganhador do Oscar de melhor roteiro adaptado, por Sideways – Entre Umas e Outras (2004) e Os Descendentes (2011). A comissão julgadora reúne vários nomes notáveis do ofício ao redor do mundo, um grupo que neste ano também incluirá a brasileira Fernanda Torres, ganhadora do Globo de Ouro e indicada ao Oscar de melhor atriz no começo do ano, por Ainda Estou Aqui.
Neste ano, os homenageados que recebem o Leão de Ouro honorário (ou seja, pela carreira inteira) serão o cineasta alemão Werner Herzog e a atriz norte-americana Kim Novak.
Veneza durante o Festival
Apinhada de turistas durante todo o ano, a parte mais visitada de Veneza não muda tanto quanto se imaginaria durante os dias de festival. E há uma razão para isso: o evento dedicado ao cinema está centralizado em Lido, a comprida ilha que separa a Lagoa de Veneza do Mar Adriático, para a qual não há acesso a pé a partir das partes históricas e mais visitadas da cidade, como o Cannaregio e a região de San Marco.

Para quem visita a cidade nessa época e deseja participar da febre cinéfila – e quem sabe cruzar com algumas celebridades nesse processo – chegar a Lido não é difícil. Tanto táxis aquáticos quanto o vaporetto levam para lá em poucos minutos.
Fora de Lido, o momento mais movimentado que costuma coincidir com a época do festival é a Regata Storica. Em 2025, a corrida de barcos acontecerá no domingo do dia 7 de setembro, dia seguinte ao fim das exibições do cinema.
Fonte: viagemeturismo