Única News
Da Redação
A 22ª edição do Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá (Cinemato) acontece de 14 a 20 de julho, com uma vasta programação gratuita no Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O evento celebra o cinema amazônico e oferece 62 filmes – entre curtas e longas-metragens – de 18 estados brasileiros.
O público poderá assistir a diversas mostras: Competitivas, Hors Concours, Cinema Paradiso, Cinema Escola, Sessões da Melhor Idade e o Queimada Cuiabana, este último voltado para as crianças durante as férias escolares.
Além das exibições, o festival contará com uma Feira Amazônia, oficinas, seminários e bate-papos sobre o universo audiovisual. A atriz Dira Paes estará presente para a entrega do prêmio que leva seu nome, honrando uma figura feminina de destaque no audiovisual e em causas socioambientais.
Ingressos e abertura:
Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados no site oficial do Festival: www.festivalcinemato.com.br.
A abertura oficial, no dia 14 de julho, no Teatro da UFMT, terá uma sessão especial do documentário restaurado “Amazonas, o Maior Rio do Mundo”, de Silvino Santos, com trilha sonora ao vivo.
Filmes em destaque:
A Mostra Competitiva terá 21 filmes (6 longas e 15 curtas nacionais) concorrendo ao Troféu Coxiponé. A seleção priorizou a diversidade estética, narrativas de grupos marginalizados e conexão com o tema “Amazônia decolonial”.
Longas em Competição: “Mawé”, “Pedra Vermelha”, “Kopenawa: Sonhar a Terra-Floresta”, “O Silêncio das Ostras”, “Concerto de Quintal” e “Serra das Almas”.
Curtas em Competição: Destaques incluem “Maira Porongyta – o aviso do céu” (MT), “Albuesas” (MT), “Reagente” (MT), entre outros de diversos estados.
A Mostra Hors Concours exibirá obras recentes e premiadas como “60 Anos Depois” (MT), “Cobra Canoa” (AM/2025), “Peixe Morto” (CE) e “Passárgada” (RJ).
Para o público infantil, a Sessão Queimada Cuiabana exibirá “Passagem Secreta”, com Arrigo Barnabé.
Programação inclusiva:
Antecedendo a abertura oficial, uma programação inclusiva levará o cinema a instituições e ao Quilombo Lagoinha de Baixo, em Chapada dos Guimarães, no dia 12 de julho, para pessoas que não terão acesso à programação na UFMT.
O Cinemato, que comemora 32 anos de história e chega à 22ª edição, bateu recorde de 458 filmes inscritos este ano. O evento homenageia o cineasta Silvino Santos, conhecido como o “cineasta da selva” por seus registros pioneiros na Amazônia.
ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI
RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1 – GRUPO 2 – GRUPO 3
Fonte: unicanews