Férias em risco? Erro bobo para 86% dos carros na estrada (e não é acidente)
Férias em risco? 86% dos carros param por falha mecânica, não acidente. Veja o checklist urgente de revisão antes de viajar!
Malas no porta-malas, família acomodada e hotel pago. Tudo parece perfeito, até que uma luz acende no painel ou uma fumaça branca obriga você a encostar no meio do nada. Ao contrário do que o senso comum imagina, o maior causador de interrupções nas viagens de fim de ano não são as colisões, mas a falha mecânica previsível.
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Falta de revisão é principal motivo de pane no carro
Dados recentes das concessionárias do Sul e Sudeste mostram que a falta de revisão é uma “epidemia” silenciosa nas estradas. Os números da Arteris, que administra corredores vitais como a BR-101 e a BR-116, são um balde de água fria nos motoristas descuidados.
No último feriado, a disparidade entre acidentes e carros quebrados foi gritante:
- Arteris Litoral Sul (BR-101/SC): de quase 5 mil atendimentos, 86% foram motivados por panes mecânicas.
- Arteris Régis Bittencourt (SP-PR): a taxa de quebras foi de 82%.
A matemática é cruel: de cada 10 famílias paradas no acostamento esperando guincho sob o sol forte, 8 poderiam ter seguido viagem se tivessem visitado a oficina antes.
Veja na sequência Manutenção de carro elétrico vs. combustão: qual dá menos despesa na oficina?
Por que o carro estraga tanto no verão?
O erro clássico do motorista é pensar: “Meu carro roda bem na cidade todo dia, por que daria problema agora?”. A resposta técnica é o uso severo. Viajar no verão submete o veículo a uma “tempestade perfeita” que ele não enfrenta na rotina urbana. Por exemplo, o calor extremo, com o asfalto pegando fogo somado à temperatura do motor.
Outro fator é a carga máxima, visto que em férias de verão, o porta-malas fica lotado deixando o carro com lotação completa. E claro, o esforço contínuo, com motor em alta rotação por horas, subidas de serra e ar-condicionado no máximo.
Nesse cenário, a tolerância mecânica desaparece. Uma mangueira ressecada que aguentava ir até a padaria vai estourar na primeira subida de serra.
Além disso, a frota brasileira envelheceu: a idade média dos carros passou de 10 anos. Em veículos dessa idade, borrachas e vedadores sofrem fadiga química e precisam de atenção redobrada.
Checklist de revisão antes de viajar
Não quer entrar para a estatística dos 86%? Verifique estes itens pelo menos uma semana antes de sair:
- Sistema de arrefecimento (radiador): é o campeão de problemas. Cheque o nível e a validade do aditivo. Jamais use apenas água de torneira, pois ela ferve mais rápido e corrói o sistema.
- Freios: o fluido de freio absorve umidade com o tempo. Na descida da serra, essa umidade ferve e você perde o freio (pedal “borrachudo”). Se não troca há 2 anos, troque agora.
- Óleo do motor: na estrada, o óleo oxida mais rápido devido ao calor. Se estiver perto da quilometragem de troca, antecipe.
- Pneus: carro cheio exige calibragem diferente (geralmente maior). Consulte o manual ou o adesivo na porta do motorista. Pneu murcho superaquece e explode. E não esqueça de calibrar o estepe!
- Bateria: o uso intenso de faróis, ar-condicionado e carregadores de celular drena a energia. Peça um teste de carga na autoelétrica.
Uma revisão preventiva custa, em média, 10 vezes menos que um guincho de longa distância, sem contar o prejuízo de perder diárias de hotel.
Você é do time que faz a revisão completa ou confia na sorte e “dá só uma olhadinha” no óleo? Conte nos comentários como você prepara o carro para as férias!
Escrito por
Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.
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Fonte: garagem360







