Feira do Empreendedor 2025 começa oficialmente com grandes oportunidades para os pequenos negócios
Maior evento de empreendedorismo do estado oportuniza conexões estratégicas e novos mercados
03/10/2025 às 21:39
A 14ª edição da Feira do Empreendedor (FE) foi oficialmente aberta na noite desta sexta-feira (03/10), no Centro de Eventos do Pantanal (CEP), em Cuiabá, e reuniu empreendedores de todas as regiões do estado em busca de conhecimento, inovação e geração de negócios. Realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT), a feira se consolidou como um dos maiores eventos de empreendedorismo do Brasil, com abrangência nacional e resultados expressivos.
A Diretora-Superintendente do Sebrae/MT, Lélia Brun, destacou que Mato Grosso se tornou uma referência em desenvolvimento do empreendedorismo. “Foram abertos, neste ano, 82.971 novos pequenos negócios e isso nos traz muitas responsabilidades para que seu caminho seja de prosperidade. Vale lembrar que o número de novos negócios significa um crescimento de 15% em relação a 2024. Essas são as razões que estimulam nossos sonhos, que aquecem nossos corações e nos dão a certeza que os próximos 50 anos estão começando agora, com a participação e as digitais de cada um de vocês”, enfatiza.
A feira, que vai até domingo (05/10), tem entrada gratuita e conta com espaços temáticos voltados para startups, agronegócio, gastronomia, economia criativa e empreendedorismo feminino. Acompanhe aqui o cronograma.
Durante sua fala na abertura do evento, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/MT, Jonas Alves, reafirmou o compromisso com os pequenos negócios, que representam cerca de 97% das empresas no país. Ele enfatizou a ampliação da sua presença no interior, com novas unidades em Água Boa, Guarantã do Norte e, em breve, em Pontes e Lacerda. “O Sebrae/MT precisa estar onde o empreendedor está e reforçar constantemente o papel da instituição como alicerce do desenvolvimento econômico e social do estado, garante.”
Importância para Mato Grosso
Mais do que um evento, a FE é uma oportunidade de aproximação entre empreendedores, investidores e instituições. Em Mato Grosso, o encontro destaca a força do empreendedorismo como motor da economia, gerando emprego, renda e inovação em diferentes segmentos.
Para 2025, a expectativa é superar o público das edições anteriores. A coordenadora da Feira do Empreendedor, Marlei Rosa, conta que, em 2023, foram 53 expositores e, neste ano, o número praticamente dobrou. “Isso mostra a força e o interesse cada vez maior dos pequenos negócios em participar da feira. Também ampliamos significativamente nossa equipe de apoio, que está de prontidão para atender um público ainda maior. Tudo foi planejado para que o visitante tenha uma experiência completa, com conforto, informação e oportunidade de gerar negócios”, disse.
Fonte: Sebrae