Uma das famílias pioneiras que ajudou a povoar Mato Grosso, já há 6 anos conta com a colaboração de primos, tios, sobrinhos, irmãos e amigos que se unem por esta causa, para praticar a solidariedade e valorizar a união que existe entre eles e é uma das marcas e valores repassados de geração a geração.
A cada edição da campanha, eles buscam aumentar o número de candidatos à doação e de bolsas de sangue coletadas.
Em 2024, em dois dias de campanha, o total foi de 271 doadores. E unindo os resultados de todas as campanhas anteriores, os Borralho e amigos conseguiram que o Hemocentro Público coletasse 822 bolsas de sangue.
Para Pensilvânia Borralho, uma das idealizadoras da campanha e servidora efetiva do MT-Hemocentro, a fidelização da campanha já diz muito sobre como a família Borralho analisa o desempenho dessa busca em ajudar quem precisa.
Eu trabalho no MT-Hemocentro há muitos anos e conheço de perto a luta para manter o estoque de sangue em níveis seguros. Quando nos reunimos em família e pensamos em uma forma de ajudar, tínhamos uma meta até modesta, mas percebemos que manter a campanha ano a ano fortalece a ideia da doação de sangue e conquista também novos doadores e os torna fidelizados”.
Ela também observou: “há muitos doadores de sangue em nossa família e quisemos, de alguma forma, dar exemplo mostrando como é fácil doar sangue e o quanto isso faz diferença na vida de muita gente, pacientes, doadores e servidores. Ver o corredor de doação de sangue vazio também arrasa com o coração de quem trabalha ali”.
Para Pensilvânia, aumentar a cada ano o número de participantes da campanha é fortalecer os elos que unem a população cuiabana e o MT-Hemocentro. Um dos objetivos que os norteia novamente, nesta semana, para comemorar a vinda da família como uma das desbravadoras que ajudaram a povoar Cuiabá, é contribuir na recuperação do estoque de sangue do MT-Hemocentro, atualmente crítico, principalmente quanto aos Rh negativos.
Você pode participar doando sangue no MT-Hemocentro, mobilizando seus amigos e familiares, e compartilhando essa iniciativa em suas redes sociais, para incentivar nao só doadores, mas outras famílias, empresas públicas e privadas, igrejas, universidades, faculdades a serem também parceiras de doação de sangue do MT-Hemocentro.
Doar sangue é simples, rápido e leva em torno de uma hora em dias comuns e até duas, em dias de campanha, mas para quem recebe a transfusão, pode significar uma vida inteira pela frente.
– Estar bem e com saúde;
– Ter em mãos documento oficial com foto, válido em território nacional;
– Estar bem alimentado, evitando alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem à doação;
– Ter dormido bem na noite anterior (6 horas consecutivas);
– Pesar a partir de 50kg;
– Ter entre 16 e 69 anos (16 e 17 anos, é preciso estar acompanhado de um dos responsáveis legais. A partir de 60 anos, é preciso ter em mãos documento que comprove uma doação anterior);
– Estar há 12 horas sem uso de álcool (e sem efeitos do uso, como qualquer tipo de mal estar).
Fonte: leiagora