TCE-MT — Campanha de prevenção a queimadas (out/2025)
Mato Grosso

Falta de mão de obra atrasa avanço das obras do Parque Novo Mato Grosso, apesar de pressão do Governo sobre construtoras

Grupo do Whatsapp Cuiabá
2025 word2
O governador Mauro Mendes (União) afirmou que o governo tem pressionado as construtoras responsáveis pelas obras do Parque Novo Mato Grosso, mas reconheceu que a falta de mão de obra tem provocado lentidão em algumas frentes do empreendimento.

“Tem uma construtora que não está lá com dezenas, centenas de vagas em aberto e não consegue. Eu vi construtora trazendo ajudante de pedreiro de outros estados para trabalhar aqui, porque não acha essa mão de obra aqui. Ajudante, qualquer um pode ser ajudante. Então isso tem dificultado um pouco a gente fechar esse planejamento”, relatou.
Ele explicou que o cronograma já enfrentou dificuldades desde o início por causa de empresas que não cumpriram contratos e outras que atrasaram a entrega de projetos essenciais, destancando que, apesar dos entraves, o parque está com todas as obras contratadas e visivelmente em evolução.
“Estamos no ritmo bastante acelerado das obras, porque nós tivemos muitos problemas, até algumas construtoras que nós contratamos que quebraram no meio do caminho, nós tivemos que cumprir alguns contratos, e isso atrasou algumas obras. Tivemos problemas com empresas de projeto, que demoraram muito para entregar, mas as obras estão todas contratadas, estão todas evoluindo, o parque já hoje é muito perceptível o nível das obras que estão acontecendo lá”, disse.
“Eu vejo o quanto que muitas pessoas que vão lá, que conhecem, se encantam. O parque vai ser o maior centro de entretenimento e diversão aqui para a baixada cuiabana, para o Estado de Mato Grosso. Pessoas simples, humildes, vão ter oportunidade de ir num lugar espetacular, maravilhoso, vão ver coisas que talvez nunca sonharam em ver”, acrescentou.
Sobre as ações previstas para o fim do ano, explicou que algumas atividades ainda dependem do andamento físico das obras, que vem sofrendo atrasos devido à carência de trabalhadores no setor da construção civil.
“Para o final do ano, nós estamos construindo algumas agendas, elas estão tendo algum impasse pelo estágio de algumas obras, as construtoras estão tendo muita dificuldade com mão de obra. Por mais que a gente aperte, aperte, estamos apertando muito as construtoras, mas é fato real, falta mão de obra hoje na construção civil do Estado inteiro”, comentou.

O Parque Novo Mato Grosso é o maior complexo de lazer, esporte e eventos já planejado pelo Governo do Estado. O espaço contará com autódromo, arena para 100 mil pessoas, kartódromo, lago esportivo, museu do agro, pistas de motocross, ciclismo, caminhada e skate, além de estacionamento para mais de 12 mil veículos. O empreendimento tem 300 hectares e está localizado entre as rodovias Helder Cândia (MT-010) e Emanuel Pinheiro (MT-251).

 

Fonte: Olhar Direto

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.