Sophia @princesinhamt
Música

Falece D’Angelo, o visionário artista que revolucionou o movimento neo-soul

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A música preta perdeu um de seus grandes representantes nesta terça (14). Aos 51 anos, o cantor norte-americano D’Angelo morreu, vítima de câncer. A notícia da morte dele foi confirmada pela família do artista, conhecido por seu trabalho visionário dentro do R&B.

LEIA MAIS

Foto: Divulgação

“A estrela brilhante da nossa família apagou sua luz para nós nesta vida… Após uma batalha prolongada e corajosa contra o câncer, estamos com o coração partido em anunciar que Michael D’Angelo Archer, conhecido por seus fãs ao redor do mundo como D’Angelo, foi chamado para casa, partindo desta vida hoje, 14 de outubro de 2025. Lamentamos que ele só tenha deixado memórias queridas com sua família, mas somos eternamente gratos pelo legado de música extraordinariamente comovente que ele deixa. Pedimos que respeitem nossa privacidade durante este momento difícil, mas convidamos todos a se juntarem a nós no luto por sua partida, enquanto também celebramos o dom da música que ele deixou para o mundo,” disse o comunicado oficial.

A trajetória de D’Angelo

D’Angelo era um artista primoroso, mas bastante recluso. Ao longo da carreira, lançou músicas que ajudaram a transformar o movimento neo-soul. Dentro de seu catálogo estão três álbuns de estúdio: “Brown Sugar” (1995), sua estreia, “Voodoo” (2000), considerado genial por conta de sua estrutura que mescla jazz e R&B dos anos 90, e “Black Messiah” (2014), lançado de surpresa em apoio ao movimento Black Lives Matter, após período de grandes problemas pessoais, inclusive alcoolismo.

Em seus anos de trajetória na música, D’Angelo conquistou quatro prêmios Grammy, dentre as 14 indicações que recebeu. “Voodoo” e “Black Messiah” venceram as categorias de Melhor Álbum de R&B em 2001 e 2016, respectivamente. Já as faixas “Untitled (How Does It Feel)” venceu por Melhor Performance Vocal Masculina de R&B em 2001 e “Really Love” venceu por Melhor Canção de R&B em 2016.

Diversos artistas e colaboradores de D’Angelo já publicaram condolências à família do cantor e prestaram homenagens nas redes sociais.

Fonte: portalpopline

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.