A Galeria de Artes do Sesc Arsenal recebe, a partir do dia 14 de fevereiro, a exposição “Travessia”, da artista plástica mato-grossense Emanuelle Calgaro. Inspiradas em aves do Brasil, as obras já foram expostas em diversos países, como Alemanha, Portugal, Estados Unidos e Itália, e chega agora no Sesc-MT. A entrada é gratuita.
A coletânea exibe diversas espécies de aves, como beija-flor, udu-de-coroa-azul, andorinha, coruja, entre outras. Para criação dos desenhos, a técnica usada pela artista é a de lápis aquarelável com giz pastel seco sobre papel de alta gramatura.
A coleção já garantiu à artista o Prêmio Arte Anima Latina 2024, como favorita do público, na Mostra de Arte Latino-Americana, na cidade italiana de Perugia.
Expondo pela primeira vez na Galeria de Artes do Sesc Arsenal, Emanuelle ressalta a importância do evento, da felicidade por apresentar as obras no espaço e sobre o nervosismo que permeia a abertura do evento.
“Eu costumo dizer que é também como um espetáculo de teatro, também sou atriz, então é a mesma sensação de quando você vai entrar no palco. É o frio na barriga, a ansiedade, o nervoso, para que tudo fique da melhor forma possível para apresentar para as pessoas. E aqui no Sesc-MT é assim, por ser um lugar de grande expressão da arte e da cultura. É um privilégio enorme fazer essa exposição aqui neste ano”, enfatiza.
Parte das obras que serão estarão na exposição “Travessia” também estão percorrendo outros países, participando de exposições, por meio de reproduções coloridas ou em formato digital.
Emanuelle conta que durante um tempo se distanciou do processo de criação, buscando outros horizontes. Mas, o pós-pandemia trouxe a consciência de que a criação artística era seu propósito de vida, e ela apostou em um trabalho que tivesse força. “Aí entram os pássaros, os lápis aquareláveis e o papel, itens que nunca tinha mexido. Comecei a pesquisar, comecei a experimentar e, em 2023, saiu a primeira exposição que foi ‘Suspensão’, com 61 exemplares, resultado de dois anos e pouco de produção. Depois, ‘Travessia’, com 36 exemplares e, em breve, teremos novidades”, disse.
Sobre os pássaros serem a inspiração para a sua arte, Emanuelle explica que, para ela, as aves são mensageiras de Deus e simbolizam a liberdade que as pessoas buscam na vida. “Desde a primeira exposição, eles representam fases da minha vida, do meu emocional, do meu entendimento, da minha compreensão de mundo. Eles são isso, são o símbolo da liberdade que eu busco em todos os sentidos, inclusive uma liberdade dimensional, que vai muito além do comum”, completa.
A mostra ficará em exposição na Galeria de Artes do Sesc Arsenal até o dia 29 de março de 2025. As visitações podem ser realizadas de terça-feira a sábado, das 14h30 às 21h, e aos domingos, das 15h às 21h.
Sobre o Sesc-MT
O Serviço Social do Comércio (Sesc-MT) é uma entidade privada, financiada com as contribuições do empresariado, sem ônus para os empregados, ou a utilização de recursos públicos. Desde 1947, promove ações de saúde, lazer, educação, cultura e assistência, com o objetivo de fornecer o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, de seus familiares e da comunidade em geral no estado de Mato Grosso.
Atualmente, o Sesc-MT administra 22 unidades fixas no estado e seis unidades móveis que circulam pelos municípios do interior. O Sistema S do Comércio é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.
Serviço
Exposição “Travessia”, de Emanuelle Calgaro
Quando: de 14 de fevereiro a 29 de março
Lançamento: sexta-feira (14/02), às 19h
Horário de visitação: de terça-feira a sábado, das 14h30 às 21h; e aos domingos, das 15h às 21h
Local: Galeria de Artes do Sesc Arsenal
Fonte: matogrossodigital