Turismo

Exposição em São Paulo resgata as raízes do hip-hop na cidade

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Uma exposição gratuita está aproximando a história do hip-hop paulistano dos moradores da cidade: desde o final de julho, está aberta no Sesc 24 de Maio a mostra HIP-HOP 80’sp – São Paulo na Onda do Break, que traça a origem do movimento na maior cidade da América Latina.

Entre itens inéditos que também recuperam as raízes do hip hop nos Estados Unidos e milhares de registros obtidos em coleções pessoais de quem viveu os primórdios da cena em São Paulo, a mostra reúne a maior coleção do tipo já exibida em público de forma simultânea.

A curadoria é de personagens intimamente conectados com a história do hip-hop paulistano: nomes como OSGEMEOS, Rooneyoyo O Guardião, KL Jay, Thaíde, Sharylaine, ALAM Beat e Rose MC assinam o trabalho de busca e compilação para a montagem da exposição no Sesc.

O que ver na exposição

A mostra traz um grande acervo com foco no período de nascimento do hip-hop paulistano, nos anos 1980. São mais de três mil peças que, em muitos casos, vêm de coleções pessoais e não eram vistas desde a época em que estavam sendo utilizadas originalmente.

Roupas da época, boomboxes, pôsteres e flyers de bailes black são algumas das atrações que recuperam a estética e efervescência do movimento em suas origens na cidade. Tudo com o toque pessoal de curadores que viveram a cena nesse período e revisitaram o próprio acervo e o de amigos para garantir uma experiência testemunhal em primeira mão, como o caso de Rooneyoyo O Guardião.

Outros materiais raros em exibição na mostra incluem o documentário Style Wars (1983), obra de Henry Chalfant sobre a cultura hip-hop no período, e gravações do artista visual Michael Holman, que registrou algumas das primeiras batalhas de break filmadas. Além disso, a exposição traz com exclusividade imagens inéditas capturadas pela fotógrafa Martha Cooper, responsável por documentar o começo do hip-hop em Nova York.

Serviço

Exposição HIP-HOP 80’sp – São Paulo na Onda do Break

Quando? Até 29 de março de 2026. De terça-feira a sábado, das 9h às 21h. e aos domingos e feriados, das 9h às 18h. Fechado às segundas-feiras.

Onde? Sesc 24 de Maio – Rua 24 de Maio, 109 – República.

Quanto? Evento gratuito e com classificação livre. Outras informações sobre a programação no link.

Leia tudo sobre São Paulo

Fonte: viagemeturismo

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.