Sophia @princesinhamt
Turismo

Exposição da obra de Ziraldo desembarca em Belo Horizonte: Imperdível!

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A genial obra de Ziraldo, um dos mais renomados artistas brasileiros, acaba de aportar no Centro Cultural Banco do Brasil de Belo Horizonte, em plena Praça da Liberdade, circuito cultural dos mais interessantes. A exposição Mundo Zira – Ziraldo Interativo fica em cartaz de 26 de junho a 9 de setembro nas galerias do térreo e área externa do CCBB BH.

O projeto estreou no CCBB Brasília em 2022, atraindo mais de 65 mil visitantes, e depois esteve no CCBB Rio, sendo visto por mais de 185 mil pessoas. A mostra é uma celebração ao talento e à imaginação do chargista, caricaturista, escritor e jornalista mineiro, que nos deixou aos 91 anos no dia 6 de abril de 2024. 

A exposição é um tributo à trajetória multifacetada de Ziraldo como quadrinista, multiartista e escritor. Sob a direção artística e curadoria de Adriana Lins e Daniela Thomas, sobrinha e filha do artista respectivamente, “Mundo Zira” promete uma experiência sensorial e interativa, mergulhando os visitantes no universo inspirador de Ziraldo.

Mundo ZiraMundo Zira
(Thiago Sabino/Divulgação)

Quem visitar a mostra, verá uma jornada imersiva pelas criações mais celebradas de Ziraldo, com áreas temáticas dedicadas a clássicos como ‘Flicts’, ‘O Menino Quadradinho’ e ‘A Turma do Pererê’. A exposição se destaca por unir interatividade e tecnologia com a arte tradicional, proporcionando uma nova leitura das obras icônicas do artista. “Quando pensamos na obra do Ziraldo, pensamos no prazer, no fascínio e na alegria que ele consegue transmitir com sua arte. Agora, nessa exposição, queremos ir além das páginas, sair do papel, recriando uma conversa com o seu acervo. Em ‘Mundo Zira’, livros, quadrinhos e personagens saem das páginas e ganham novas dinâmicas pelas mãos dos visitantes”, afirma Daniela Thomas.

Mundo Zira CCBBMundo Zira CCBB
(Renata Duarte/Divulgação)

A realização da exposição em Belo Horizonte tem um significado especial: “costumamos dizer que Ziraldo era um mineiro-carioca-cidadão do mundo, mas ele sempre disse, sem o menor pudor, o quanto ele era amado na sua cidade natal, Caratinga… O quanto ele se sentia em casa! Como era referência para ele em vários dos seus livros e como o que ele viveu lá, tanto na primeira infância quanto depois, no final da adolescência, foram determinantes para o afeto e o pensamento dele como artista e na vida toda. Então, levar Ziraldo para Minas resgata muito esse afeto! Tivemos a oportunidade de fazer uma exposição em Ipatinga, que fica a poucas horas de Caratinga, em 2023, e foi muito bonito ver de perto a reação das pessoas. Isso é gostoso porque aproxima o artista dos fãs, do seu público”, diz Adriana, sobrinha de Ziraldo. 

Mundo Zira CCBBMundo Zira CCBB
(Renata Duarte/Divulgação)

Na exposição, visitantes são convidados a cocriar e personalizar a arte de Ziraldo, adicionando seu toque individual às composições digitais. A exposição em BH traz duas áreas que enriquecem a experiência do visitante: a primeira, um mini estúdio, onde os visitantes têm a chance de se verem dentro dos desenhos do cartunista. A segunda, um caça palavras cromático que convida a uma busca por frases emblemáticas do escritor, envolvendo os participantes em uma jornada lúdica pela literatura de Ziraldo.

SERVIÇO

MUNDO ZIRA – ZIRALDO INTERATIVO

Datas: de 26 de junho a 9 de setembro

Local: Galerias do Térreo e Área Externa – CCBB BH Praça da Liberdade, 450 – Funcionários, Belo Horizonte – MG  

Funcionamento: de quarta a segunda, das 10h às 22h

Entrada gratuita, com retirada de ingresso no site ccbb.com.br/bh e na bilheteria do Centro Cultural. Semanalmente, às quartas-feiras, novos ingressos serão disponibilizados para a semana seguinte, tanto no site, quanto na bilheteria. Ao selecionar o ingresso, o visitante escolhe a data e o horário. Crianças menores de 5 anos não precisam de ingresso. Saiba mais

Veja um guia sobre Belo Horizonte

Fonte: viagemeturismo

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.