CENÁRIO AGRO

Exportações de soja em Mato Grosso batem recorde de 2023 com aumento de 2,49%

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

As exportações de soja no acumulado de janeiro a julho em Mato Grosso somaram pouco mais de 25,74 milhões de toneladas, alta de 2,49% em comparação ao mesmo período de 2023, ano em que o estado registrou recorde de envios ao mercado externo.

Em 2023, conforme dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), foram enviadas ao exterior pouco mais de 25,11 milhões de toneladas entre janeiro e julho por Mato Grosso. Já em 2024, no período analisado, foram 23,45 milhões de toneladas.

Diante de tal fator observado neste ano, o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) manteve a sua perspectiva de embarques para 2025 em 30,80 milhões de toneladas.

De acordo com o relatório de Oferta & Demanda, divulgado na segunda-feira (1º), o consumo estadual para este ano permanece estimado em 12,99 milhões de toneladas, puxado pelo esmagamento de soja, que vem registrando sucessivos recordes mensais, impulsionado pela maior demanda dos coprodutos, principalmente o óleo, visto o aumento da mistura obrigatória de biodiesel ao diesel.

Temporada 25/26 de soja também com manutenção

Em relação às projeções para a safra 2025/26, o Imea também manteve as suas perspectivas de exportações. As estimativas projetam que 29,83 milhões de toneladas da safra deixem Mato Grosso com destino ao mercado externo inicialmente, o que representa uma redução de 3,16% frente ao ciclo 2024/25.

Quanto ao consumo interno, ou seja, dentro de Mato Grosso, os números seguem em trajetória de crescimento, puxada pela produção de biodiesel. Com isso, destaca o Instituto, a estimativa de esmagamento da oleaginosa no estado permanece em 13,24 milhões de toneladas.

Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Dia de Ajudar Mato Grosso e receba notícias em tempo real.

Fonte: canalrural

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.