A 57ª edição da Expoagro, tradicional evento do agronegócio mato-grossense, foi oficialmente apresentada durante coletiva de imprensa realizada na manhã desta quinta-feira (3), no Centro de Eventos Senador Jonas Pinheiro, em Cuiabá. A programação, que acontecerá de 11 a 20 de julho, vai muito além das festividades e shows, apostando em ações voltadas ao desenvolvimento econômico, inovação e sustentabilidade.
A mesa de abertura contou com a presença do presidente do Sindicato Rural de Cuiabá, Celso Nogueira, do secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Fernando Medeiros, do professor João Costa Júnior, representante da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Também participaram autoridades da segurança pública, Tenente Coronel Jesus, da Polícia Militar e o CEO da TSX Invest, Carlos Henrique Guedes.
Durante a fala de abertura, os organizadores destacaram que o evento vem ganhando novo formato, com discussões técnicas, capacitação e planejamento estratégico para o crescimento sustentável da capital e do estado. O secretário Fernando Medeiros enfatizou a criação da InvestCuiabá, agência de atração de investimentos inspirada na InvestMinas, e a necessidade de descobrir a vocação econômica da capital. “Não adianta trazer uma esmagadora de soja para Cuiabá. Precisamos entender as reais potencialidades da cidade e atrair os investimentos certos para transformar nossa realidade”, afirmou.
Além da proposta de reposicionar a capital mato-grossense no cenário de investimentos, a edição deste ano terá como destaque o Fórum dos Setores Produtivos, com o tema “Água e Clima – Ações para Mitigação Climática”, em sintonia com as discussões da COP 30. A programação técnica conta com palestras gratuitas, voltadas para alunos, empresários, pesquisadores e gestores públicos. Estão confirmadas apresentações sobre reaproveitamento de rejeitos, mitigação de carbono e cases de sucesso, como o do maior produtor de mangas do Brasil, Paulo Dantas.
Outro ponto de destaque foi a segurança. De acordo com o Tenente Coronel Jesus, a Expoagro contará com efetivo reforçado, patrulhamento nas vias adjacentes, uso de tecnologia de reconhecimento facial e presença do CIOSP móvel. Haverá também bloqueio estratégico da Rua São Cristóvão para facilitar a entrada e saída do público com segurança. A Polícia Civil, a Cavalaria e outras unidades militares também atuarão de forma integrada.
A organização ainda reforçou a parceria com o setor privado, o poder público e a comunidade acadêmica para garantir que o evento cumpra seu papel de impulsionar a economia e posicionar Mato Grosso como protagonista nacional. “Este é o estado do futuro. O agro lidera, mas a diversificação econômica e a integração entre os setores serão fundamentais para darmos um novo salto de desenvolvimento”, pontuou o CEO do grupo TSX, responsável por auxiliar na construção da nova estratégia de atração de negócios.
A Expoagro 2025 promete ser um marco para reposicionar Cuiabá e Mato Grosso como polos de inovação, sustentabilidade e crescimento econômico.
A abertura oficial da 57ª Expoagro contará com um show surpresa de Leo e Raphael e Israel e Rodolfo, com entrada gratuita. Nas grades da programação estão os artistas Ana Castela, Maiara e Maraísa, Leo Santana, Ferrugem, Hugo e Guilherme, Zé neto e Cristiano, além de atrações regionais, cantores gospel e católicos.
O rodeio é uma atração à parte e já se tornou tradição no maior evento agropecuário de Mato Grosso.
Fonte: hnt