Em meio a uma imensidão de calcário, a 23 km de Bonito, há uma caverna com mais de 24 mil m³ de água, com uma profundidade que pode chegar até 80 metros. O Abismo Anhumas possui um lago dentro de uma caverna, com tamanho equivalente a um prédio de 26 andares.
A aventura começa antes mesmo de chegar ao lago. Para alcançar a água cristalina, é preciso descer cerca de 72 metros até o interior da caverna, por meio de um rapel, sendo a prática de descer a rocha com auxílio de cordas.
Depois de descer, é possível contemplar o local através da flutuação ou mergulho de cilindro em até 18 metros de profundidade, e observar diversos espeleotemas como cones, estalactites e estalagmites.
A transparência da água proporciona uma visibilidade de 60 metros, permitindo visualizar as estalagmites, que crescem a partir do chão e vão em direção ao teto. Elas são formadas pela deposição (precipitação) de carbonato de cálcio arrastado pela água que goteja, de uma superfície superior.
Nascendo do teto da caverna, as estalactites se formam para baixo, em direção ao chão. Elas se formam a partir da deposição lenta e contínua de carbonato de cálcio. Ele é arrastado pela água que goteja do teto ou que sofre evaporação ainda na própria estalactite.
Abismo: caverna gigante em Bonito
A história desse local mágico começou na década de 1970, quando um incêndio revelou a entrada de uma caverna colossal. Mas foi apenas 14 anos depois que exploradores desvendaram o verdadeiro tesouro escondido no interior.
Prepare-se para uma aventura inesquecível! A descida para o Abismo Anhumas já é uma experiência única, através de uma fenda que se abre para um salão subterrâneo gigantesco, comparável a um campo de futebol. No coração dessa caverna, um lago cristalino com até 80 metros de profundidade espera por você.
A base para explorar esse mundo subterrâneo é um deck flutuante, de onde admira a beleza estonteante do lago iluminado pela luz natural que penetra a caverna. Esse espetáculo de luz e cores atrai visitantes do mundo inteiro, e o verão é a época perfeita para testemunhar a magia do Abismo Anhumas.
Fonte: primeirapagina