Acesso à sala de aula, formação continuada dos professores dentro das escolas, inclusão e resgate das tradições, marcam os primeiros meses dessa nova gestão
Um trabalho de readequação dos espaços nas unidades escolares realizado pela Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL/VG) de Várzea Grande, assim que a prefeita Flávia Moretti e o vice-prefeito, Tião da Zaeli – ambos do PL – tomaram posse, no início de janeiro, permitiu a abertura de novas vagas disponibilizadas para o ano letivo de 2025. O trabalho resultou na oferta de 788 novas vagas nas escolas da rede municipal.
Além da ampliação das vagas, o início das aulas nas unidades municipais também foi marcado pela metodologia de ensino adotada pela nova gestão, com todos os processos de formação continuada dos docentes e não-docentes realizados na própria escola, com o objetivo de melhorar os processos de ensino e aprendizagem diretamente em sala de aula.
O ano letivo em Várzea Grande foi aberto oficialmente com a inauguração de nove novas salas de aula na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) ‘Abdala José de Almeida’, no bairro São Mateus. Com a construção das salas de aula foi possível o remanejamento de 22 turmas (cerca de 600 alunos) que até o ano anterior estavam provisoriamente frequentando as aulas em salas anexas na EMEB Júlio Corrêa. Com as novas salas, a EMEB Abdala passou a atender um total de 1.200 alunos.
DIÁOLOGO INÉDITO – Gestão municipal e Sintep/VG sentados na mesma mesa e abrindo o canal de comunicação permanente. Sem dúvida, o ineditismo do diálogo marca a história política de Várzea Grande. De uma primeira conversa, a prefeita anunciou recomposição de 6,27% sobre o piso nacional da categoria. A medida atende de imediato uma das principais reivindicações da categoria e terá efeito retroativo a janeiro de 2025. Em menos de 90 dias de mandato, a atual gestão selou um entendimento inédito no Paço Municipal.
Moretti propôs também a criação de uma comissão composta por dirigentes do sindicato e representantes da Educação para incluir na Lei Orçamentária Anual de 2026 o passivo 19,28% da categoria, que foi por muitos anos ignorado por gestores anteriores.
SAÚDE NAS ESCOLAS – Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, o Dia D de Conscientização sobre as arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes aegypt ocorreu na EMEB ‘Honorato Pedroso de Barros’ e se estende por toda rede municipal de Várzea Grande, buscando envolver estudantes em práticas preventivas por meio de atividades educativas, palestras e workshops interativos. A abordagem prática visa ensinar métodos simples para identificar e eliminar possíveis criadores do mosquito.
CAPACITAÇÃO EM ALIMENTAÇÃO ESCOLAR – O Encontro de Boas Práticas em Serviço de Alimentação foi direcionado aos profissionais técnicos em Nutrição Escolar – TNE (Merendeiras e merendeiros) da rede municipal de Várzea Grande. Atualmente, a rede municipal conta com cerca de 380 profissionais responsáveis pela merenda na escola. As formações ocorreram com quatro turmas nos períodos vespertino e matutino.
O município de Várzea Grande é referência estadual no atendimento à alunos com restrições na alimentação escolar. Neste ano letivo, o município conta com 250 alunos que recebem alimentação diferenciada nas unidades escolares. O cardápio para atender esse público é elaborado de acordo com os laudos médicos de cada aluno apresentado na escola.
A alimentação especial elaborada pelas nutricionistas do Sistema Escolar atende alunos com diabetes, com hipertensão, intolerante à lactose, doença celíaca e alérgicas, entre outras patologias.
ETA TERÁ MAIS ESCOLAS ATENDIDAS EM 2025 – Atualmente, o Programa Escola em Tempo Ampliado (ETA) é desenvolvido em 37 escolas, atendendo cerca de 2.220 alunos e conta com 37 professores articuladores (1 por escola), 148 professores monitores de oficinas, além de um profissional encarregado da higienização e um encarregado da alimentação em cada escola.
Até o final do ano a previsão é atender cerca de 3 mil alunos e no próximo ano ampliar o número de escolas que receberão o programa. O objetivo é que ao término do período em que estudam em nossas escolas, as crianças tenham aprendido a ler e escrever perfeitamente, interpretar e produzir textos e acima de tudo serem grandes cidadãos.
ESPORTE
De acordo com o lançamento do Calendário Esportivo com a programação das competições e campeonatos que terão sede em Várzea Grande, o município será sede de competições coletivas e individuais dos Jogos Estudantis Várzea-grandenses, previstos para o mês de abril e maio, do Meeting Paralímpicos em maio, da Copa Empresarial e dos Jogos Regionais para o mês de junho, da Copa Empresarial Estadual Paralímpica, a fase coletiva dos Jogos Estaduais e a fase individual dos Jogos Escolares e Estudantis Mato-grossenses previstos para o mês de julho, do Campeonato Interbairros de Futsal no mês de agosto, do 1º Festival Paralímpico 2025, da 7ª Copa do Servidor de Futebol Society e Voleibol Misto em setembro, do Estadual Paralímpico de Atletismo e Natação, da 7ª Copa do Servidor – Futebol Society e Voleibol Misto, dos Jogos Abertos e do 1º Festival de Pipas, programados para o mês de outubro. Em novembro e dezembro, estão programados o campeonato Pichula/VG e o Nacional Paralímpico (novembro) e o II Festival Paralímpico de 2025 e o Aulão de Encerramento do Programa Bem Estar.
Várzea Grande sediou a primeira etapa do Circuito Mato-grossense de Basquetebol 3×3 de 2025, que é uma variação do basquete tradicional disputado com equipes de três jogadores. Os jogos acontecem em espaço equivalente a uma metade da quadra, com apenas uma cesta e os arremessos valem 1 e 2 pontos.
Várzea Grande foi sede da terceira edição do Seminário de Modalidades Paralímpicas do Centro de Referência Paralímpico Brasileiro. Entre os propósitos da capacitação estiveram a atividade física e esportiva, cada vez mais acessível às pessoas com algum tipo de deficiência, sobretudo, através da divulgação do esporte paralímpico e a qualificação dos profissionais que atuam de maneira direta ou indireta na rede pública ou privada de ensino, com a inserção de programas relacionados às modalidades paralímpicas no contexto escolar e também em outras áreas como é o caso do esporte e dos serviços de reabilitação.
O Programa VG + Esporte conta com aulas gratuitas nas Escolinhas Esportivas em diversas modalidades vários polos e regiões inclusive nas modalidades do Paralímpico, atendendo cerca de 3 mil crianças e adolescentes na faixa etária de 7 a 17 anos.
O programa conta com cinco polos e a intenção da Superintendência é a criar mais seis polos, que darão a oportunidade a crianças e jovens de Várzea Grande da prática esportiva com a devida orientação de professores especializados. Atualmente cerca de 2.300 alunos estão inscritos no programa para a prática de futebol de campo, futsal, voleibol, basquetebol e handebol. Até o final da gestão Flávia/Tião a previsão é atender até 10 mil alunos.
INCLUSÃO
O Centro Municipal de Atendimento e Apoio à Inclusão João Ribeiro Filho iniciou o ano atendendo os alunos laudados com equipe multidisciplinar composta por psicopedagoga, neuropsicopedagoga, psicóloga, fisioterapeuta e professor multifuncional, além de profissionais que vão atender com terapia aquática e motricidade. O Centro ainda possui uma lista de espera de 120 alunos aguardando avaliação. O diferencial deste ano fica por conta da descentralização do atendimento do Centro Municipal, que irá contar com a abertura de sete salas para atender aos alunos na EMEB ‘Gonçalo Domingos de Campos (CAIC)’, do bairro Jardim Alá.
A assessora de Políticas Públicas para a Inclusão, Priscila Lima, destacou que a gestão está finalizando o primeiro núcleo de atendimento ao autista e neurodivergente de Várzea Grande. O núcleo terá, entre outras atribuições, a função da avaliação e expedição de laudos para as pessoas que necessitam e que aguardavam por meses e até por anos esse tipo de serviço.
CULTURA
A Casa de Artes, tradicional endereço da cultura de Várzea Grande – bem no coração do Centro da cidade – vai passar por reforma e revitalização, intervenções necessárias para o melhor acolhimento da população, dos artesãos e dos turistas. A estimativa é de investimento de cerca de R$ 1,5 milhão em recursos próprios e emendas parlamentares e duração de seis meses.
A Casa de Artes de Várzea Grande tem um papel essencial na preservação e promoção da cultura local. Agora, para continuar com a missão de fomentar a cultura, a valorização da comunidade artística, além de importante ponto de interesse turístico, a Casa de Artes está vai receber uma reforma completa, visando oferecer um espaço mais estruturado e acolhedor à comunidade.
Com a reabertura, o público encontrará um ambiente renovado, onde poderá visitar, prestigiar os artistas locais e adquirir produtos confeccionados por talentosos artesãos da região, valorizando o trabalho manual e as tradições do nosso Município
Através de parceria, a população de Várzea Grande recebeu três edições do Projeto 6º Quero Mais Cultura – Cultura pela Paz. As apresentações ocorreram nos bairros Mapim, no Parque do Lago e Residencial José Carlos Guimarães.
O projeto 6º Quero Mais Cultura – Cultura da Paz é uma iniciativa do Instituto Leverger, Nico e Lau Produções, em parceria com a Federação dos Conselhos Municipais de Segurança de Mato Grosso (Feconseg) e apoio Assembleia Legislativa de Mato Grosso (emenda parlamentar do Dep. Paulo Araújo) e governo do Estado, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, que busca fortalecer a cultura da paz por meio de ações cívico-sociais e culturais, proporcionando entretenimento de qualidade e promovendo integração entre comunidade, arte e segurança pública.
Fonte: SMECEL/VG
Autor: FRED NOGUEIRA
Foto: Foto: SECOM/VG
Data de Atualização: 21/04/2025 19:51:08