As marcas Omoda e Jaecoo, ambos do grupo Chery já deveriam estar com suas concessionárias abertas no Brasil, mas resolveram adiar para o primeiro trimestre de 2025. A reportagem de AUTOO conversou com Felipe Amaral, head de desenvolvimento de rede, vendas e operação da Omoda no Brasil, que nos explicou mais detallhes sobre o que aconteceu.
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Segundo Amaral, houve falta de cointeiners e outras questões logísticas que acabaram levando à perda do prazo de homologação dos carros no Brasil. Com isso, em uma reunião com os concessionários, decidiu-se fazer a abertura dos 52 pontos, de 34 grupos, de uma vez. Por isso, estabeleceram que a estreia da marca chinesa Omoda no país será no primeiro trimestre de 2025, mais precisamente em feveveiro, se tudo der certo.
Além dos SUVs Omoda 5 e Jaecoo7, a fabricante chinesa planeja lançar quatro carros no Brasil até o fim do ano que vem. Mas os dois serão os primeiros a chegar. O primeiro é um SUV com ares de cupê que deverá ser vendido por um preço abaixo do Haval H6, que hoje em dia sai por R$ 206 mil.
Serão quatro modelos novos até o fim de 2025
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Imagem: Carlos Guimarães
O Omoda5 virá nas versões híbrida leve e elétrica. A primeira funciona com bateria de 48V tem motor 1.5 turbo, com potência de 160 cv e 25,5 kgfm para o torque. O câmbio CVT simula nove marchas, e é o mesmo do Chery Tiggo 7. No Brasil, o conjunto é flex, abastecido com gasolina ou etanol.
O Jaecoo 7 será lançado no Brasil junto do Omoda 5. Mas, neste caso, estamos falando de um modelo maior, com 10 cm a mais de comprimento e 4 cm de entre-eixos, o que garante bom espaço interno. A potência combinada alcança 317 cv, e a bateria de 18,3 kWh permite que o Jaecoo 7 seja dirigido apenas no modo elétrico por cerca de 80 quilômetros.
Ambos os modelo vão começar a chegar como importados. Mas há planos da Omoda/Jaecoo começar a fabricar modelos na antiga fábrica da Chery, localizada em Jacareí (SP), onde devem ser feitos motores híbridos flex, já em testes no Omoda 5.
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Imagem: Divulgação
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Fonte: autoo