Sophia @princesinhamt
Política

Ex-prefeito de Caldas Novas (GO) incentiva moradores a não pagar IPTU após reajuste

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O ex-prefeito de Caldas Novas Evandro Magal (PSDB) usou as redes sociais para incitar os moradores a não pagarem o IPTU depois de um novo reajuste. “Resistência é a palavra de ordem do momento, nós vamos vencer essa luta”, declarou o político.

O IPTU foi reajustado recentemente. A Prefeitura de Caldas Novas afirma que o aumento se baseou na atualização de alíquotas e no IPCA, com o objetivo de manter a saúde fiscal do município e garantir a continuidade dos serviços públicos essenciais.

O reajuste não possui uma porcentagem fixa, variando conforme a área e o uso do imóvel, entre outros fatores. Magal classificou o aumento do “maldito IPTU” como “abusivo” e “criminoso” em um vídeo no Instagram.

“O prefeito de Caldas Novas agora pouco editou uma portaria prorrogando o prazo de vencimento do IPTU pra 30 de maio”, disse Evandro Magal. “Ele está desesperado porque a prefeitura está quebrada e falida.”

Ele convocou a população a não pagar o imposto até o dia trinta, data limite estabelecida pela prefeitura, sugerindo que isso poderia resultar em descontos maiores do que os 25% oferecidos para quem paga à vista.

“Se a população resistir, continuar firme e enfrentar como tem sido enfrentado e feito pelo povo, no final de maio, ele não vai ter outra saída a não ser aumentar e muito o desconto, passar de 25% para uns 90% para pagamento à vista ou revogar o aumento”, afirmou.

Caldas Novas
Em 2024, A População Estimada Pelo Ibge É De 104.788 Habitantes | Foto: Wikimedia Commons

Magal criticou o atual prefeito, Kleber Marra (MDB), afirmando que ele estaria enfrentando dificuldades financeiras, ao ponto de não conseguir comprar uma “cibalena na esquina”.

Marra foi eleito em outubro com 60% dos votos, superando o ex-prefeito, que obteve 37% na mesma disputa. Magal, que foi chefe do Executivo de Caldas Novas de 2016 a 2020, tentou se eleger deputado federal pelo Patriota depois de deixar o cargo, mas não teve sucesso.

A prefeitura contesta as acusações de Magal, explicando que o valor do IPTU é calculado com base nas informações do cadastro do imóvel. Variantes significativas podem ocorrer devido a divergências cadastrais, como área construída, uso do imóvel ou zoneamento.

Ao portal UOL, a Secretaria de Fazenda e Gestão de Caldas Novas reafirmou o compromisso da gestão com a transparência, responsabilidade fiscal e respeito ao cidadão.

“Todas as atualizações foram feitas com respaldo legal, em consonância com os princípios da justiça tributária e com total responsabilidade com os recursos públicos”, informou a pasta, por meio de nota.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.