Para o diretor artístico da MT Escola de Teatro, Flávio Ferreira, o festival é um aprendizado muito importante, reunindo várias linguagens de teatro, dança, música e cinema. “O Satyrianas é um dos maiores festivais de teatro do mundo e essa importância se deu também graças a todos os trabalhos e parcerias que os Satyros têm feito, dentre elas, destaca-se a parceria com o Cena Onze. Então, é uma oportunidade de troca muito importante, tanto com a SP Escola de Teatro, que é a nossa escola irmão, como também com artistas de vários lugares do Brasil e do mundo. Assim, vamos para aprender e também levar o nosso teatro”, destaca ele.
As seguintes peças mato-grossenses serão encenadas no festival: CirCenses, da Tenda de Circo, formada por egressos do Polo Cáceres; Fantasmas em Vila Maria, da Cena do Drama, egressos do Polo Cáceres; Sujas, do Grupo Experimental Ejè de Teatro, egressos do Polo Cuiabá; Nós Nóia, dos estudantes da MT Escola de Teatro – Cuiabá, Oi, Tudo Bem?, egressas do Polo Cáceres; Ponto a Ponto, egressos do Polo Cáceres; 60 Anos Depois, da Cia Cena Onze; Réquiem – A Lenda da Noia da Ponte Branca, egressos do Polo de Cáceres e Visceral, dos estudantes da MT Escola de Teatro – Cuiabá.
As Satyrianas representam um momento único de diálogo através da cultura, da arte e do espírito criativo na maior metrópole do hemisfério sul. Neste ano, o festival traz uma programação especial e abrangente, com atrações de várias cidades e estados brasileiros, Além de Mato Grosso, também estão presentes, Mato Grosso do Sul, Goiás, Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Tocantins, Santa Catarina, Minas Gerais, Espírito Santo, paraíba, Rio Grande do Sul e países como Argentina e Portugal.
A programação ocorre principalmente na Praça Roosevelt e em espaços culturais ao redor, com destaque para o recém-reinaugurado Cultura Artística e a Ocupação 9 de Julho, que receberá a abertura oficial do evento no dia 13 de novembro. Na Praça Roosevelt, haverá atividades ao ar livre de forma democrática, com palco e lona de circo, oferecendo uma programação circense especial sob curadoria dos amigos de longa data, os Parlapatões.
fonte: leiagora