A CASACOR Mato Grosso abre suas portas para o público nesta terça-feira (29 de outubro) no horário das 15 às 22 horas, no anexo da Arena pantanal. Durante esses pouco mais de 40 dias (até 08 de dezembro), os visitantes poderão conhecer os 28 ambientes que remetem à ancestralidade e à riqueza cultura e histórica desta região do Brasil e ao que há de mais moderno na maior mostra de arquitetura, design e paisagismo das américas.
Para os mais curiosos, a oportunidade de conhecer primeiro foi no domingo (27), na avant-premiére que contou com convidados especiais e uma noite cultural.
Maria Clara Lemos, uma das visitantes, destacou a profundidade temática da exposição deste ano: “A CASACOR Mato Grosso conseguiu capturar algo muito profundo este ano. O tema de ancestralidade é palpável em cada ambiente. É como se cada detalhe contasse uma história sobre as raízes de Mato Grosso. Fiquei particularmente impressionada com o uso das cores e texturas, que trazem um ar contemporâneo sem perder a conexão com nossas tradições.”
Para Renato Albuquerque, empresário e visitante assíduo de outras edições da CASACOR pelo Brasil, a edição mato-grossense se sobressaiu: “Eu já visitei CASACOR em outros estados, mas esta edição de Mato Grosso é única. A forma como integraram o espaço, que estava abandonado, e o transformaram em um verdadeiro ponto de conexão cultural foi incrível.”
Estudante de design de interiores, Ana Beatriz Nogueira compartilhou o impacto inspirador que sentiu ao ver a fusão de elementos históricos com o design moderno. “Ver essa fusão entre o passado e o presente nos projetos foi inspirador. Em vários ambientes, senti como se estivesse em um espaço que respeita nossa ancestralidade, mas que ao mesmo tempo aponta para o futuro.”
Já o artista plástico Lucas Mendes elogiou a integração de artistas locais e internacionais, reforçando a importância da representatividade cultural: “Vim prestigiar um amigo artista que está participando da mostra e notei que essa integração fez dessa edição um show de troca cultural. Como artista, fico feliz em ver nossa cultura ser representada de maneira tão respeitosa e vibrante. A CASACOR deste ano não é apenas uma exposição de design e arquitetura, é uma verdadeira experiência de imersão cultural.”
A designer de luminárias Luciana Martins Rosa, que trouxe peças exclusivas de sua linha para o restaurante e home cinema da mostra, destacou o cuidado com o perfil contemporâneo dos ambientes: “Sensacional, extremo bom gosto, os arquitetos realmente pegaram um perfil muito interessante, contemporâneo. Estou bem satisfeita com tudo que vi até o momento.”
Entre os fornecedores, Zilda Zompero celebrou a criatividade dos arquitetos que participaram: “Estou encantada com os ambientes. A criatividade dos arquitetos e designers é impressionante, superando-se cada vez mais. Este ano, com o tema da ancestralidade, a mostra está realmente diferente, em um espaço que é único e aberto.”
Dentre as diversas atrações, a artista Danusa Vetearte realizou uma intervenção ao vivo e explicou sua obra em homenagem à simbologia indígena, marcada por desenhos de canoas e murais. “Hoje, fiz uma intervenção artística para trazer a representação do que foi pintado. Para mim, está sendo uma experiência extraordinária”.
A CASACOR Mato Grosso 2024 promete uma experiência marcante e imersiva, disponível ao público a partir de terça-feira, 29 de outubro, das 15h às 22h, com visitação até o dia 8 de dezembro.
O que: CASACOR Mato Grosso 2024;
Quando: De 29 de outubro a 08 de dezembro;
Onde: Na Arena Pantanal;
Tema: ‘De presente, o agora’
Fonte: hnt