Peça Tô off! E Agora? Foi escrita pelo cuiabano Alan Barros e pretende ter um “papo reto” com adolescentes sobre saúde mental
Com o objetivo de abordar temas sensíveis como depressão e ansiedade, de forma leve, a peça “Tô Off! E agora?”, do escritor cuiabano Alan Barros, acontece nos dias 23 e 24 de maio, no cine teatro Cuiabá, pretende alertar as pessoas sobre a importância de se falar sobre ansiedade e depressão e, principalmente, mostrar que existe uma saída. O evento será aberto exclusivamente para alunos da rede estadual de ensino, escolhidos pela secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), a partir de um monitoramento, que definiu as unidades mais sensíveis ao tema.
De acordo com Barros, a expectativa é ampliar o número de apresentações em breve, dando aos alunos a oportunidade de ter acesso a espaços de cultura e produções profissionalizadas. “É a chance de tirar momentaneamente aquele adolescente do pátio da escola e transportá-lo para um outro universo, o da cultura. Porque eu realmente acredito que a cultura salva vidas. Ao mover o aluno do ambiente comum de convivência, conseguimos despertar nele muitas outras sensações e ele acaba absorvendo muito mais”, afirma.
O espetáculo “Tô Off! E agora? é uma realização do Movimento Vambora, juntamente com o Instituto CasaTerra, com emenda parlamentar do Deputado Estadual Carlos Avalone, via Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).
Para Silvana Cordova, coordenadora do projeto, trabalhar assuntos tão polêmicos por meio da arte, é a oportunidade de deixá-los mais “leves”. “A arte sensibiliza e salva muitas vidas. Essa é a chance de abordar assuntos que nos preocupam, tanto utilizando a arte, conscientizando essas crianças e adolescentes, por meio do projeto, ajudando-os a refletirem e potencializar os sentimentos com tudo que irão acompanhar na peça”, explica.
Depois do lançamento do livro “Tenho Depressão. E agora?”, Barros seguiu uma carreira como empreendedor social e promotor de eventos voltados à saúde mental. Assim, coleciona diferentes formas de diálogo, passando pelos informais TalkShows, nos quais traz especialistas e pessoas da área de saúde para falar sobre o tema, até o Seminário Estadual de Prevenção e Pósvenção do Suicídio, voltado para professores e profissionais da área de saúde. No rol de trabalho, ainda estão abordagens mais intimistas como a do grupo de apoio #Fale, que foi idealizado e criado por ele e já atendeu milhares de pessoas.
Dirigido por Paulo Fábio, o espetáculo tem como dramaturgo Sérgio Lima Sampaio e os atores: Hudson Ferreira, Rodrigo Marques, Aline Fauth, Helouise Fransolin e João Marimon.
Serviço
O que: Espetáculo “Tô Off! E agora?”
Quando: dias 23 e 24 de maio
Onde: Cine Teatro Cuiabá
Público: Alunos de escolas estaduais de MT
Com assessoria
Fonte: noticiapositiva