No Brasil, o famoso Halloween ganha um tom único, pois a data também marca o dia do Saci, uma das figuras mais emblemáticas do folclore nacional. A comemoração de ambas no dia 31 de outubro não é coincidência: a celebração do Saci foi estrategicamente posicionada nessa data.
Desde 2003, o dia 31 de outubro é considerado o Dia do Saci-pererê no Brasil. A celebração foi proposta pelo então deputado Aldo Rebelo com o projeto de lei nº 2.762/2003, que, porém, foi arquivado.
Anos depois, a Comissão de Educação e Cultura elaborou o projeto de lei nº 2.479/2013, consolidando oficialmente o Dia do Saci.
A escolha de uma data coincidente com o Halloween visa resgatar e valorizar o folclore e a cultura nacional, contrapondo-se à influência de elementos culturais estrangeiros.
Dessa forma, o Dia do Saci é uma oportunidade para celebrar as lendas e personagens que compõem o imaginário brasileiro, promovendo a preservação da cultura local.
As comemorações ainda são poucas pela país, com foco em ações em escolas de ensino infantil e fundamental.
No dia 31 de outubro, são realizados eventos e atividades relacionados ao saci, como a leitura de lendas do folclore brasileiro (em especial a do saci), peças de teatro, músicas e jogos.
A Lenda do Saci-Pererê
O protagonista desta festividade é o Saci-Pererê, uma das figuras mais icônicas do folclore brasileiro, conhecido por suas travessuras e habilidades mágicas, como aparecer e desaparecer em redemoinhos de vento.
O Saci é famoso por seu assobio característico, suas pegadinhas e sua proteção às florestas, sendo um amigo da natureza.
Com uma perna só, pele negra, um gorro vermelho e cachimbo, o Saci é facilmente reconhecido.
Uma das versões da história diz que a lenda do Saci surgiu na tribo Guarani, que habitava a região da fronteira entre o Brasil e o Paraguai.
Fonte: primeirapagina