Sophia @princesinhamt
Eventos

Ator Global participa de filme ambientado em Poxoréu: saiba mais!

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A cidade de Poxoréu, a 259 km de Cuiabá, foi escolhida para cenário de um filme (curta-metragem) baseado em fatos reais. O projeto, que conta a participação de um ator global, recebeu o título de “Passos Por Trás do Olhar”.

O filme é inspirado em uma história real ocorrida em Poxoréu na década de 60. O curta resgata a história de Mané Cego, um senhor de estatura alta, pele negra e deficiente visual que conhecia a região com a palma da mão, ou melhor, com a sola dos pés.

2025 word1
Projeto Casulo, em Poxoréu; ao fundo o famoso Morro da Mesa. (Foto: Welinton Mendes)

Mané encontrou no ofício de entregador de água uma maneira de sobreviver. Mas ele não fazia o trabalho sozinho, estava sempre acompanhado do fiel companheiro “Piloto”, um jumento. Os dois caminhavam até a bica próxima à trilha do bairro Monchão Dourado, enchiam as duas latas e depois passavam nas residências, de porta em porta, oferecendo o precioso líquido.

Dessa forma, ele ajudava a abastecer a cidade com água potável e cristalina. Mas tudo muda quando Mané recebe um objeto que faz com que ele perca o senso de direção e passe a não reconhecer mais o habitual trajeto.

ator global
Mestre Ivamar será Mané Cego no curta-metragem que será gravado em 2025. (Foto: Divulgação)

O ator

Quem assistiu à novela “Amor Perfeito”, exibida pela Rede Globo no ano passado, deve se lembrar do personagem Popó, vivido pelo artista Mestre Ivamar.

O ator agora vai desembarcar em Poxoréu, para interpretar Mané Cego.

Além do trabalho nas telonas e nos palcos, Ivamar também é griô, pesquisador, escritor e militante do Movimento Negro.

Ele disse estar ansioso para conhecer Poxoréu e vivenciar essa experiência. As gravações devem começar em maio de 2025.

O filme

O roteiro é Gabriel Leszko, produtor cultural, que estreia na cinematografia. Nascido em Poxoréu, Leszko celebra a seleção do filme no edital de incentivo do Governo do Estado e o fato de poder fazer um trabalho que exalta suas origens e o “seu lugar no mundo”, a cidade onde nasceu.

O projeto conta ainda com o apoio da Film Commission Rio dos Bororos desde a fase de elaboração do projeto.

Além de promover a cidade, essa iniciativa busca estabelecer uma alternativa de desenvolvimento socioeconômico sustentável, com forte potencial para gerar e fixar renda local.

Fonte: primeirapagina

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.