Apesar de ter recebido um visto de jornalista dos Estados Unidos na sexta-feira 18, Oswaldo Eustáquio, de 46 anos, optou por não se mudar para o país norte-americano. O documento, válido por quatro anos, autoriza sua atuação como profissional de mídia estrangeira, mas ele segue residindo na Espanha.
“Eu tenho o visto para os Estados Unidos e o Moraes não tem”, disse o jornalista a
De acordo com o brasileiro, apesar de ter recebido a permissão para ir para os Estados Unidos, ele prefere continuar na Espanha.
“Mesmo com o visto, eu podendo ir para os , eu preferi ficar na Espanha até que saia a concessão do meu asilo político”, disse Eustáquio. “Eu estou estabelecido aqui [na Espanha], estou reconstruindo uma família, então devo ficar e não ir para os Estados Unidos. Em 2026, talvez eu vá lançar o meu livro lá, e o mundo dá voltas… O Alexandre de Moraes teve o seu visto cancelado, e eu com o meu visto nas mãos.”

O jornalista é alvo de dois mandados de prisão no Supremo Tribunal Federal (), acusado de crimes como ameaça, corrupção de menores e tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito. Eustáquio é conhecido por apoiar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Eustáquio está fora do Brasil desde dezembro de 2022, depois de ter a prisão decretada por Moraes por envolvimento em manifestações contrárias ao resultado das eleições daquele ano, realizadas em frente ao QG do Exército, em .
Fonte: revistaoeste