Combate ao Mosquito
Economia

Estudo revela impacto alarmante do excesso de burocracia nos prejuízos às empresas

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

De acordo com um estudo feito pela consultoria fiscal Deloitte a pedido da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), o excesso de burocracia pode custar cerca de R$ 59 bilhões somente ao setor da construção brasileira até 2025.

O levantamento foi realizado entre março e abril deste ano e ouviu 40 executivos das maiores empresas de construção imobiliária e de infraestrutura que atuam no país.

Principais dificuldades da burocracia

Entre os maiores entraves da ineficiência burocrática, destaca-se a liberação de um projeto, a aprovação de documentos nas prefeituras e o prazo demorado nos órgãos públicos.

O processo que envolve assinatura, revisão ou aprovação da documentação nos órgãos públicos foi lembrado por 68% dos executivos de construção imobiliária e por 43% em infraestrutura.

Já 53% dos entrevistados de construção imobiliária e 65% do setor de infraestrutura afirmaram que há desalinhamento entre órgãos e esferas públicas como grande desafio.

Para o advogado Gabriel Loschiavo, executivo da assessoria A2 Soluções, a falta de sincronização das informações em um ambiente digital é um dos maiores problemas que sua empresa busca resolver.

“Infelizmente, hoje, a realidade brasileira em todas os setores envolve uma prestação de serviços rudimentar e com uma integração ainda substancialmente incipiente”, declara Loschiavo.

construcaoconstrucao
Os Principais Entraves Burocráticos Para Executivos Da Construção São A Assinatura, Revisão Ou Aprovação Da Documentação Nos Órgãos Públicos | Foto: Reprodução/Freepik

O advogado acrescenta que o governo federal possui mais de 300 órgãos regulatórios. Além disso, ele ressalta que os governos estaduais contam com centenas deles ou mais, o que contribui para prazos longos de aprovações de projetos e entraves na atividade de construtoras.

“É algo extremamente contraditório em um mundo em que se fala tanto em compliance, gestão e governança”, afirma Loschiavo.

Vistorias e licitações

Ainda segundo o estudo, na construção imobiliária, os maiores entraves são a demora para a realização de fiscalização e vistoria e os processos cartorários (ambos para 53% dos entrevistados).

Já para 42% dos entrevistados, as principais dificuldades são os diferentes códigos de obras (ou a falta deles) nas esferas municipais.

Em relação à área de infraestrutura, 65% dos executivos afirmam que os processos licitatórios são os maiores desafios específicos. Enquanto isso, 40% disseram que os principais entraves são as aprovações ambientais.

Tecnologia

Segundo o levantamento, 33% das organizações já experimentaram processos completamente digitais e reportaram melhora significativa no tempo de aprovação.

“Quando (soluções tecnológicas) são aplicadas corretamente, elas simplificam processos, automatizam tarefas repetitivas, eliminam a papelada desnecessária, resultando em maior produtividade e redução da burocracia dentro das suas empresas”, comentou Loschiavo.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.