O interesse crescente dos consumidores pela aparĂȘncia pessoal tem impulsionado significativamente o crescimento no mercado da beleza em Mato Grosso. A pesquisa setorial da Beleza em Mato Grosso, realizada pelo Sebrae/MT (Serviço de Apoio Ă s Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso), mostra que, dos clientes entrevistados, 93% dos mato-grossenses utilizam serviços de beleza, 64% utilizam a cada quinzena e 21% ao menos uma vez no mĂȘs.
âOutro fator decisivo na escolha do cliente Ă© a diferenciação, e isso pode ser feito com ofertas, a exemplo de pacotes de serviços, com serviços que ofertem experiĂȘncias Ășnicas, personalizadas, que nĂŁo apenas atendam as expectativas, mas superem elas. E para realmente destacar, Ă© importante que os empresĂĄrios sejam proativos, inovadores e busquem sempre melhorar a sua proposta de valor, suas ofertas, seus processos, para nĂŁo somente acompanhar as tendĂȘncias, mas tambĂ©m liderarem essas inovaçÔes no setor da belezaâ, explica o gestor de Varejo do Sebrae/MT, Leandro Gonçalves.
Para a consumidora Thaynnå Fernandes, de 27 anos, o diferencial que ela sempre busca na escolha de um empreendimento de beleza é o preço justo, atrelado ao bom atendimento.
âEu sempre faço uma pesquisa de preço para o serviço que estou procurando. JĂĄ fui em salĂ”es que cobram um preço acima do mercado e com um atendimento nĂŁo tĂŁo bom. Prefiro ir aonde sou bem atendida e pagar um preço justo pelo serviço oferecido. Outro fator que influencia na minha escolha Ă© a proximidade da minha casaâ.
Clientes conscientes
O tema sustentabilidade estå em alta relevùncia e a conscientização com relação ao meio ambiente estå na moda. A pauta chegou nos mais diversos segmentos de negócios, em produtos e em serviços. E no setor da beleza também é um fator muito priorizado. Tanto que a importùncia de açÔes sustentåveis para um impacto positivo tem mudado o modo de consumo dos compradores.
Por isso, 25% dos empreendedores do segmento tĂȘm adotado novas prĂĄticas sustentĂĄveis como: priorizar a utilização de produtos com ingredientes orgĂąnicos ou naturais (51%), utilizar materiais de embalagens ecolĂłgicas (45%), adotar medidas para a economia de ĂĄgua e energia (41%) e fazer a coleta seletiva do lixo (33%).
âA sustentabilidade continua sendo uma tendĂȘncia crescente em todos os setores, em todas as indĂșstrias e no setor da beleza nĂŁo Ă© diferente. EntĂŁo, adotar prĂĄticas mais âverdesâ pode nĂŁo apenas reduzir o impacto ambiental, mas tambĂ©m atrair consumidores conscientes que valorizam esse tipo de iniciativaâ, finaliza o gestor.
Como consumidora consciente dos serviços de beleza, ThaynnĂĄ tambĂ©m prioriza a escolha de locais que tĂȘm açÔes sustentĂĄveis.
âEm casa eu sempre busco ter atitudes sustentĂĄveis, entĂŁo como cliente eu tambĂ©m prezo na escolha por empreendimentos que tenham medidas conscientes. No salĂŁo que eu mais frequento, por exemplo, eles tĂȘm placas solares, nĂŁo utilizam copos descartĂĄveis e reduziram o gasto de ĂĄguaâ, conta a cliente.
Confira outros dados da pesquisa abaixo:
Pesquisa
O levantamento foi realizado com empresårios e clientes, conduzido via entrevistas telefÎnicas, entre os dias 24 de janeiro e 16 de fevereiro de 2024, em todo o estado de Mato Grosso. Foram entrevistados 427 empresårios do setor e 447 com usuårios de serviços de beleza. Para a sondagem utilizou-se a metodologia quantitativa, com margem de erro de 5% para 95% de confiança.
(Com Assessoria)
Fonte: olivre.com.br