Estudantes foram às ruas do centro de São Paulo, no final da tarde e início da noite desta quarta-feira (14), para protestar contra o aumento da tarifa do transporte público. A mobilização ocorreu mesmo sob chuva e reuniu representantes de entidades estudantis.
Segundo participantes, o protesto faz parte de uma tradição do movimento estudantil paulista de iniciar o ano com manifestações contra reajustes nas passagens. O grupo também defende a manutenção do passe livre estudantil, considerado essencial para garantir a permanência de alunos nas universidades.
O ato ocorreu após o governo estadual e a prefeitura anunciarem reajustes nas tarifas do transporte sobre trilhos na região metropolitana e dos ônibus na capital. Além da crítica ao aumento, os manifestantes reivindicaram acesso à cultura, ao lazer e à educação.
Durante o início da manifestação, dois jovens foram detidos pela polícia nas proximidades da prefeitura. Eles utilizavam máscaras do tipo balaclava. A Secretaria de Segurança Pública não se pronunciou sobre as detenções, enquanto a coordenação policial afirmou que o uso do item é ilegal em atos públicos.
Lideranças estudantis afirmaram que a mobilização também questiona a política de mobilidade urbana adotada pelas atuais gestões estadual e municipal. Outras cidades do estado, como Campinas e Sorocaba, também têm manifestações previstas contra o reajuste das tarifas.
adicione Dia de Ajudar às suas fontes preferenciais no Google Notícias
.
Fonte: cenariomt






