Educação MATO GROSSO

Estudantes da Rede Estadual exploram dinâmicas das baías do Pantanal em pesquisa da Unemat

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Uma pesquisa de doutorado da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) proporcionou a alunos da Rede Estadual uma compreensão das baías Siá Mariana e Chacororé, localizadas em Barão de Melgaço, no Pantanal mato-grossense. O projeto de educação ambiental foi apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat).

A iniciativa promoveu oficinas para discutir os efeitos das mudanças climáticas nas baías, especialmente as causas da seca, possibilitando aos estudantes a iniciação científica com atividades de pesquisa em campo dentro do bioma pantaneiro.

“Foram desenvolvidas, com cada escola, pesquisas científicas sobre as conectividades hidrológicas do Pantanal. Os projetos foram construídos de forma coletiva entre estudantes, professores e especialistas ambientais. Os resultados preliminares da pesquisa mostraram o Rio Cuiabá como elemento-chave para a conservação do Pantanal”, destacou a orientadora do projeto, a professora e doutoranda Selma Nunes.

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A conectividade hidrológica refere-se à passagem da água de um local para outro. No Pantanal, essa conexão é essencial para o funcionamento do bioma, uma vez que o ciclo de inundação e seca é seu principal motor biológico. São centenas de córregos, baías e corixos (canais naturais) que se interligam durante as cheias dos rios Cuiabá e Paraguai.

Participaram do projeto alunos do ensino médio de cinco escolas estaduais de Barão de Melgaço, duas de Santo Antônio de Leverger e uma de Várzea Grande. A iniciativa, intitulada “Educação para a sustentabilidade em rede de escolas pantaneiras”, foi desenvolvida em três fases.

Na primeira fase, foram realizadas entrevistas para avaliar a percepção socioambiental de professores e estudantes das sete escolas sobre a dinâmica de cheias e secas no Pantanal, além das ameaças ao bioma.

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A segunda fase envolveu estudos interdisciplinares sobre a conectividade hidrológica, com a realização de palestras, rodas de conversa e excursões de campo. Nessas atividades, os alunos ouviram ribeirinhos, donos de pousadas, turistas, pescadores e pesquisadores.

“Os alunos aprenderam a analisar, na prática, a qualidade da água e utilizaram drones para registrar imagens das áreas estudadas, possibilitando a comparação das mudanças ao longo do tempo”, explicou Selma.

Na última fase, os estudantes compartilharam os conhecimentos adquiridos durante a pesquisa em campo, por meio de visitas às demais escolas participantes, promovendo o intercâmbio de experiências.

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Durante a pesquisa de doutorado, as escolas envolvidas foram contempladas com recursos do Programa Pesquisa e Inovação na Escola (PIE), da Fapemat, que possibilitaram a concessão de bolsas aos alunos e a aquisição de equipamentos para uso compartilhado entre as unidades.

O projeto de doutorado foi um dos premiados na 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia — Bioma Brasil: Diversidade, Saberes e Tecnologias Sociais — da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci).

“Os resultados finais permitiram analisar o conhecimento da dinâmica ambiental, o modo de vida de cada comunidade e a conexão cultural com a natureza. Com a realização das pesquisas, ficou demonstrado como os efeitos das ações antrópicas e das mudanças climáticas afetam o ambiente local e, consequentemente, a vida dos moradores”, concluiu Selma.

Fonte: mt.gov.br

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