CENÁRIO AGRO

Estrada MT-140: Riquezas e Prejuízos ao Cortar o Solo – Uma Análise Profunda

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Considerada de suma importância para o escoamento da produção agropecuária de Mato Grosso, a rodovia estadual MT-140 na região de Juscimeira enfrenta diversos problemas de trafegabilidade no trecho ainda não pavimentado. Produtores na região relatam que dos 90 quilômetros sem pavimentação, 25 quilômetros estão em pior estado.

Na época da seca bancos de areia escondem buracos na rodovia estadual, enquanto na época das chuvas o que se formam, segundo produtores e caminhoneiros, são “verdadeiros” atoleiros, causando prejuízos e transtornos para quem depende da estrada.

“Essa MT-140 hoje tem ligação com a MT-475 que vem de Jaciara, então é grãos que transporta, grãos para pecuaristas vem caminhão de Rondonópolis, Cuiabá, de frigoríficos”, relata o pecuarista Hugo Barth Fernandes de Paiva. Segundo ele, a promessa de pavimentação do trecho é antiga. “Desde menino eu ando nessa estrada. Meu avô já fala do problema desde muito antes”.

O pecuarista possui um rebanho bovino de 700 animais em uma área de 500 hectares na região. Ele pontua que a pavimentação da MT-140 “tem que sair do papel”.

“Na época da seca a está muito ruim. Os animais sofrem, a gente pensando em bem-estar animal tudo complica. Vai chegando as águas aí que é problema. Começa o embarque e o caminhão não consegue chegar na propriedade. Hoje os frigoríficos cobram da gente um animal que chega com hematomas. Então, por mais que façamos um bom manejo dentro da propriedade, no transporte ele vai bater e vai ter hematomas e acaba influenciando no nosso bolso o desconto”, frisa ao Patrulheiro Agro desta semana.

MT-140 Juscimeira foto pedro silvestre canal rural mato grosso
Foto: Pedro Silvestre/Dia De Ajudar Mato Grosso

MT-140 gera prejuízos no bolso e de relógio

De acordo com o caminhoneiro Juliano Fernandes dos Santos, para percorrer um trecho de 25 quilômetros, além dos prejuízos materiais, a falta de asfalto gera atrasos. Ele comenta que o trecho que deveria ser feito em cerca de 20 minutos se estivesse pavimentado, ele acaba levando em torno de uma hora e quarenta para fazer.

“A despesa é grande de trafegar aí. Estoura pneus demais, porque tem muita ponta de pedra no meio dessa areia. É difícil, pouco infraestrutura. É uma estrada muito usada por cavaqueiro, caminhões de grãos. Sem manutenção fica difícil de transitar”, diz Juliano à reportagem do Dia de Ajudar Mato Grosso. “Torce tudo. O caminhão anda quebrando demais. Para nós está sendo difícil, a estrada não arruma, o frete está barato e a estrada ruim. O trem está difícil de tocar”, completa Lucas Monteiro Santana, que também é caminhoneiro.

MT-140 Juscimeira foto pedro silvestre canal rural mato grosso2MT-140 Juscimeira foto pedro silvestre canal rural mato grosso2
Foto: Pedro Silvestre/Dia De Ajudar Mato Grosso

Situação aperta ainda mais as margens de lucro

Conforme produtores na região, a situação da estrada pesa no bolso. “Esperamos que os governantes deem uma atenção aqui para nós. Se não tomar uma atitude para arrumar, ninguém passa”, pontua Francisco Jesus Ferreira Júnior, subgerente da Girassol Agrícola, empresa que cultiva na região cerca de 8,2 mil hectares de lavoura e uma área de aproximadamente 7,5 mil hectares de eucalipto.

A Agrícola Irmãos Chiapinotto semeia uma área de 2.050 hectares de grãos entre soja e milho no município de Juscimeira. Alberto Chiapinotto comenta que a logística atual do trecho não pavimentado da MT-140 “deixa uma margem de 12% no valor do grão a menos do que em outras regiões”.

“Praticamente o lucro fica todo no transporte ou até mesmo na hora da colheita na perda do grão na lavoura porque o caminhão não chega a tempo”.

O produtor destaca ainda que “não é somente nós produtores, a parte social também está sendo afetada”. “É crítica a nossa situação. A gente vem pedindo socorro há muitos anos para as autoridades competentes. Não temos outros meios a não ser pedir auxílio do governo para pavimentar essa MT-140. O governo Mauro Mendes está fazendo muito por nós produtores rurais, mas pedimos que olhasse para nós com outros olhos aqui na região da MT-140”, pede Alberto.

Em nota, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) informou que firmou convênio com o Cidesasul, consórcio intermunicipal da região, para manutenção de trechos não pavimentados das MTs 140, 373, 040, 469, 460 e 454, em Juscimeira. Não há projetos de pavimentação por enquanto.

+Confira todos os episódios da série Patrulheiro Agro

Clique aqui, entre em nosso canal no WhatsApp do Dia de Ajudar Mato Grosso e receba notícias em tempo real.

Fonte: canalrural

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.