Sophia @princesinhamt
Lifestyle

Para que serve o tônico facial?

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

2025 word1

Quando o assunto é beleza e saúde da pele, há três passos essenciais para manter na rotina: limpar, tonificar e hidratar. Enquanto os passos da limpeza e hidratação são normalmente mais priorizados, o passo de tonificar a pele costuma ser esquecido, já que muitas pessoas não conhecem ou não sabem para que servem os tônicos faciais. 

Se você deseja saber mais sobre e, claro, quais são os benefícios, continue a leitura!

O que é e para que serve o tônico facial ?

O tônico facial é um produto formulado com o objetivo de potencializar a limpeza do rosto. Como o nome sugere, ele serve para tonificar a pele, ou seja, para fortalecê-la, deixá-la mais resistente.

Ao longo do dia, a pele sofre danos, seja pelo uso de produtos ou pela própria poluição. Dessa maneira, como consequência do desequilíbrio da acidez da pele, problemas pré-existentes na pele podem se agravar, como a acne, sensibilidade excessiva e as inflamações. Por isso, é importante fortalecer a pele, para evitar estes problemas e manter a saúde dela. 

Existem diversos tipos de tônicos, que irão atuar de diferentes formas na pele, e isso vai depender da composição de cada um. Eles podem ajudar a clarear as manchas, tratar excesso de oleosidade e até mesmo produzir um efeito lifting, deixando o rosto com um aspecto ainda mais saudável. 

Quais são os benefícios de usar um tônico facial?

Além de tonificar a pele, o tônico facial consegue proporcionar benefícios essenciais para ela, como:

Complementa a limpeza:
O uso do tônico facial irá auxiliar na higienização da pele do rosto, já que muitas vezes apenas a água e sabonete não são capazes de removê-las.

Melhora a absorção:
Quando os poros estão obstruídos, eles não têm a capacidade de absorver a hidratação e nutrição dos tratamentos.
Mas já quando a pele do rosto está devidamente limpa, ela consegue absorver os princípios ativos de seus cosméticos. Assim, ela favorece os tratamentos faciais.

Revitaliza a pele:
Justamente por oferecerem uma higienização mais completa da pele e por remover a oleosidade excessiva do rosto, os tônicos são capazes de revitalizar a pele e deixá-las mais luminosas. Dessa maneira, o uso adequado desse produto é capaz de oferecer vitalidade e saúde para ela. 

Como usar o tônico na rotina de cuidados com a pele?

É recomendado utilizar o tônico facial diariamente, podendo ser incluído na rotina de skincare diurna ou noturna. Além disso, é  indicado:

  1. Utilizá-lo depois da limpeza com sabonete; 
  2. Aplicar com auxílio de um algodão ou com as mãos, dependendo do tipo de tônico que será utilizado;
  3. Aplicar o produto no centro do rosto em direção às extremidades, evitando a área dos olhos; 
  4. Mantenha a mão leve, para não estimular a produção de oleosidade;
  5. Espere o produto secar para usar outros produtos na pele. 

Precisa enxaguar o tônico?

Não é necessário enxaguar o tônico da pele, pois ele não deixa resíduos nela. Se houver enxágue, pode ser que isso reduza o efeito prometido. 

Principais tipos de tônico facial

Existem diferentes tipos de tônicos faciais, a depender do tipo de pele e objetivos, sendo eles: 

  • Tônico facial adstringente: ele tem como principal objetivo controlar a oleosidade da pele e fechar os poros; 
  • Tônico facial estimulante: ideal para a pele madura, ele é capaz de minimizar os sinais da idade e suavizar a pele.
  • Tônico facial emoliente: por contar com muitos ativos nutritivos, esse tipo de tônico é ideal para cuidar da hidratação da pele;
  • Tônico facial calmante: este tipo de tônico conta com propriedades calmantes e descongestionantes, sendo elas próprias para tratar peles sensibilizadas.

Como saber qual tônico é o ideal para sua pele? 

Para usar o tônico facial da maneira correta, é importante se atentar ao seu tipo de pele. Por isso, listamos para você os tônicos ideias para cada um deles:

  • Pele normal: é recomendado que o tônico tenha ácido hialurônico, água de rosas ou aloe vera em sua fórmula. Esses componentes são importantes para a manter a saúde pele, mantendo-a hidratada e firme.   
  • Pele seca:  é importante que o tônico contenha em sua fórmula o ácido hialurônico, bem como a água de rosa, que auxiliarão na hidratação da mesma. A vitamina E também é importante para o tratamento da pele seca, já que é antioxidante, anti-inflamatória e conta com um poder rejuvenescedor. Se você quer saber mais sobre a rotina de cuidados, leia o conteúdo: skincare para pele seca!  
  • Pele oleosa: a argila, o zinco PCA, o ácido salicílico e o hamamelis são ótimos ativos para este tipo de pele, já que são capazes de controlar a oleosidade produzida por ela. Conheça outras formas de tratamento no conteúdo sobre skincare para pele oleosa.
  • Pele mista: o ácido láctico, a glicerina e o hamamelis são ingredientes muito importantes para o tratamento da pele mista. Esses componentes irão auxiliar na hidratação e vão ajudar no combate à acne, desentupir os poros e remover as células mortas;

Qual a diferença entre o tônico e a água micelar? 

A principal diferença está no fato de que a fórmula da água micelar é muito leve, não contendo aditivos químicos. 

Já o tônico facial conta com ingredientes capazes de intensificar a limpeza e controlar a oleosidade da pele de uma forma mais profunda. Se a pele é considerada mais sensível ou se não tem a necessidade de uma limpeza mais profunda, é recomendado o uso de tônicos com fórmulas mais leves para manter a saúde da pele. 

Cuidados que devem ser tomados (efeito rebote)  

Como já foi dito até aqui, os tônicos são capazes de realizar uma higienização mais profunda da pele, podendo controlar até mesmo a oleosidade do rosto. Porém, um ponto de atenção é que este produto não deve ser utilizado muitas vezes ao dia, pois ele pode causar o denominado ‘efeito rebote’, principalmente nas peles oleosas. 

O efeito rebote é quando a pele aumenta a produção de sebo quando a pele passa por uma limpeza excessiva. Ou seja, para compensar o óleo que foi retirado da pele, ela acaba produzindo mais que antes. Por isso, é recomendado usar o tônico somente duas vezes ao dia, de manhã e à noite. 

Também é importante se atentar para possíveis irritações e alergias na pele. Alguns tônicos, como os que possuem ácidos, podem deixar a pele mais sensível e irritada. Por isso, se observar incômodos na pele, é recomendado suspender o uso do produto. 

Agora que você já conhece mais sobre o tônico facial, que tal incluí-lo na sua rotina de cuidados com a pele?. Para isso, conte com a Araujo. Tem sempre um perto de você!

Fonte: araujo

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.