Em algum momento, todo mundo vai perceber linhas de expressão no rosto, especialmente quando sorri. Mas se elas são um destino esperado de todos, é possível atenuar ou retardar o surgimento desses sinais? E se não forem tratadas, é verdade que elas podem se tornar rugas profundas? A Araujo foi buscar essas respostas com o médico cirurgião plástico Jorge Menezes – CRM/MG 19854 (@esthetic.care). Confira!
O que são linhas de expressão?
As linhas de expressão são marcas que aparecem no rosto com o passar do tempo devido ao seu próprio funcionamento. É assim: para nos comunicarmos (expressando felicidade, medo, exclamação, espanto, raiva, dúvida…), o organismo contrai uma série de músculos específicos que deslizam em contato com a pele. Com o passar dos anos, a elasticidade da pele vai diminuindo, assim como a hidratação interna, fazendo com que tenhamos uma pele mais enrijecida.
Segundo o médico, o enrijecimento da pele impede que ela evolua para as diversas direções para compor a expressão facial. “Ao não conseguir acompanhar a contração muscular, no deslizamento da pele, ela vai criando os vícios e pode passar a se dobrar sobre ela mesma”, diz. Aparecem, assim, as linhas de expressão.
E elas irão surgir em todo mundo. Segundo Jorge Menezes, elas serão maiores e mais intensas dependendo do grupo étnico-racial, da idade e da genética. Por isso, as avaliações com cada paciente têm que ser customizadas, levando a um planejamento correto e efetivo de tratamento.
Qual a diferença entre rugas e linhas de expressão?
O mecanismo de formação de rugas e linhas de expressão é o mesmo. “Toda ruga já foi uma linha de expressão e toda linha de expressão um dia será uma ruga”, explica o médico. Em outras palavras, a ruga é uma perda ainda mais intensa da arquitetura cutânea e da hidratação de todas as camadas da pele. A transformação de linhas de expressão em rugas, todavia, pode ser acelerado dependendo da idade da pessoa, tabagismo e consumo excessivo de álcool, exposição ao sol sem proteção e o tipo de dieta alimentar (pouco saudável). Estresse, burnout e depressão também são determinantes na piora desse processo.
O que causa o surgimento das linhas de expressão?
Tudo aquilo que afeta a nossa pele acaba por contribuir para o surgimento das linhas de expressão. Mas alguns fatores podem intensificar o aparecimento dessas linhas, como aponta o especialista:
- Ocupação trabalhista (especialmente quando muito exposto ao sol ou à poluição)
- Genética
- Consumo de álcool e tabaco
- Doenças adquiridas ou hereditárias
- Exposição solar
- Alimentação com alto consumo de ultraprocessados
- Insônia/má qualidade do sono
- Poluição
Linhas de expressão na testa
As linhas de expressão na testa estão entre as primeiras a aparecerem. Isso ocorre porque ela é uma área que movimentamos muito no dia a dia. “A pele passa a acompanhar menos o movimento muscular depois de certa idade”, afirma Jorge Menezes.
Linhas de expressão nos olhos
Assim como na testa, as linhas de expressão na área dos olhos também costumam aparecer mais cedo. Elas se localizam ao redor dos olhos. Com o movimento contínuo das pálpebras, a pele também cria um descompasso com a musculatura. “A pele ao redor dos olhos é naturalmente mais fina e, por isso, as linhas aparecem mais facilmente”, aponta o médico.
Como tirar as linhas de expressão?
O tratamento precoce é a melhor opção. Felizmente, há uma variedade de opções de cremes e produtos que auxiliam nesta prevenção. “É importante que a pessoa, desde cedo, hidrate a pele e se proteja do sol, se possível”, indica Jorge. E completa: “se o trabalho demandar uma exposição constante ao sol, o uso do protetor solar deve ser feito com muita atenção e disciplina. Escolher o que é evitável no dia a dia também faz parte desse cuidado preventivo: o álcool deve ser evitado, o tabagismo eliminado e uma alimentação saudável é desejável”.
Creme para linhas de expressão
É preciso lembrar que uma maior ou menor proteção cutânea vai depender em qual grupo o paciente se encaixa. Para esta análise, é preciso avaliar o seu dia a dia, seus hábitos de vida, a genética familiar e assim por diante. Por isso, uma avaliação médica especializada é não apenas importante, mas fundamental.
Alguns cremes e loções têm indicação específica para prevenir e atenuar as linhas de expressões e rugas. Segundo o especialista, também é possível utilizar a toxina botulínica, fazer intervenções com laser, preenchimentos e uso de bioestimuladores, se o caso já for muito avançado.
Como prevenir o surgimento de linhas de expressão?
O mais importante é o cuidado no dia a dia. Hidratação e protetor solar são muito fundamentais nesta tarefa! Mas não só isso: uma vida mais tranquila, com baixa carga de estresse e noites bem dormidas (sono de qualidade) diminuem a formação das linhas de expressão. Uma alimentação saudável também é um enorme aliado; o consumo de alimentos de verdade e sem ultraprocessados contribui não apenas para a saúde e beleza da pele, mas para o do corpo todo.
Fonte: araujo