Grupo do Whatsapp Cuiabá
Lifestyle

Descubra seu propósito na vida com essas 7 dicas imperdíveis!

2024 word2
CRM Com Automação Canal Mídia

Como ter uma vida feliz? Muitas vezes, o sucesso na carreira ou o êxito na vida familiar, por mais valor que tenham, não parecem o suficiente. A felicidade tem a ver com encontrar um sentido para a própria vida – um propósito, uma razão. E é claro que isso não se improvisa: é preciso caminhar um passo de cada vez para encontrar esse propósito, e algumas estratégias podem ser úteis.

Siga o Sempre Dia de Ajudar no Instagram!

“‘Encontrar seu propósito’ é mais do que só um clichê ou um sonho que nunca será realizado. Na verdade, é uma ferramenta que poucos usam para alcançar uma vida melhor, mais feliz e mais saudável”, diz a psicóloga Amy Morin, que recorda que um artigo de 2010, publicado na revista Applied Psychology, demonstrou que são mais longevos os indivíduos com altos níveis de bem-estar eudemônico – de eudaimonia, palavra grega para felicidade –, o que envolve ter um senso de propósito e de que aquilo que você faz vale a pena.

Amy lista sete dicas que podem ser úteis para você que quer discernir o seu propósito de vida em um artigo no portal VeryWell Mind. Confira as sugestões da psicóloga:

  1. Doe tempo, dinheiro ou talento

    “Se houvesse apenas um hábito que você pudesse desenvolver para encontrar seu propósito, esse hábito seria ajudar outras pessoas”, diz a psicóloga. A percepção de sentido da própria vida tem a ver com o altruísmo, com o preocupar-se mais em dar do que em receber. Isso pode ser feito de modo mais institucional, participando de alguma organização de caridade, ou encontrando no cotidiano as ocasiões para estar a serviço dos outros – como ajudar seu vizinho idoso a fazer compras.

  2. Escute o que os outros dizem sobre você

    A percepção dos outros sobre o que fazemos bem é preciosa. Às vezes estamos tão imersos nas nossas atividades que não conseguimos identificar tão claramente as nossas paixões. “Você pode perguntar diretamente às pessoas o que faz com que elas se lembrem de você, ou tomar nota quando alguém faz um elogio ou uma observação sobre você”, sugere Amy. “Escrever essas observações permite encontrar padrões”.

  3. Cerque-se de pessoas positivas

    “Dize-me com quem andas e eu te direi quem és”: o que você tem em comum com as pessoas de que gosta de estar perto – não aquelas que é obrigado a ver no trabalho ou em outros ambientes? “Essas pessoas têm algo a dizer sobre você. Se você está rodeado de pessoas que fazem a diferença para melhor, pode receber inspiração delas. Mas se essas pessoas são negativas e colocam você para baixo, quem sabe você queira mudar de , já que é difícil sentir-se com propósito quando se está cercado de pessoas que não se interessam por contribuições positivas”, diz Amy.

  4. Comece a conversar com pessoas novas

    Em vez de rolar o feed das redes sociais sentado no metrô ou no ônibus ou enquanto espera um amigo em algum , converse com as pessoas ao seu redor. “Começar conversar com estranhos pode parecer no começo, mas com pessoas de fora do seu círculo social imediato pode abrir seus olhos a atividades, causas ou oportunidades de carreira que você sequer sabia que existiam”, afirma a psicóloga. Com isso, o leque se abre e você pode explorar possibilidades de atividades que podem ser decisivas para encontrar seu propósito.

  5. Explore seus interesses

    Se você vive atrás de imagens sobre jardinagem ou sobre dança no Instagram, ou se costuma compartilhar artigos sobre as dificuldades dos migrantes ou sobre cinema, leve em conta esses interesses espontâneos que você já costuma alimentar. “As coisas sobre as quais você gosta de conversar ou que você gosta de compartilhar nas redes sociais podem lhe revelar as coisas que lhe dão propósito na vida”, aponta a psicóloga. Não ignore essas pistas.

  6. Identifique as injustiças que mais o incomodam

    “Há algo que só de pensar faz você se sentir tão profundamente infeliz que o incomoda lá no fundo? Pode ser o abandono de animais, alguma questão específica ligada aos direitos civis ou a obesidade infantil”, aventa Amy. “As organizações que trabalham com essas causas estão por aí, e precisam da sua ajuda”. O modo de se vincular a essa causa depende das suas possibilidades: você engajar-se totalmente ou doar parte do seu tempo ajudando com alguma tarefa, ou quem sabe a sua carreira possibilite que você financie um projeto que considere importante.

  7. Descubra o que você ama fazer

    Às vezes, para encontrar uma pista para o seu propósito, basta saber se dar conta das coisas que realmente nos entretêm, aquelas atividades que achamos divertidas, empolgantes ou relaxantes. É bem possível que essas atividades possam redundar em algo de positivo para os outros. “Identifique que tipo de habilidades, talentos e paixões você tem à mão. E então pense sobre como você pode transformar essa paixão em algo significativo para você”, indica a psicóloga.

Fonte: semprefamilia.com.br

Sobre o autor

Avatar de Fábio Neves

Fábio Neves

Jornalista DRT 0003133/MT - O universo de cada um, se resume no tamanho do seu saber. Vamos ser a mudança que, queremos ver no Mundo