Mato Grosso intensifica sua agenda de promoção da carne bovina no exterior. O estado participa de duas importantes feiras internacionais, a ExpoCruz, na Bolívia, e a Expoalimentaria, no Peru, com o objetivo de abrir novas frentes comerciais e fortalecer sua presença no mercado sul-americano. A ação, liderada pelo Instituto Mato-grossense da Carne (Imac), tem como intuito destacar os diferenciais de qualidade e sustentabilidade da produção local.
A participação estratégica em ambos os eventos busca ampliar o alcance da proteína animal mato-grossense, que já tem presença nos mercados boliviano e peruano. Conforme dados do setor, as exportações de carne para a Bolívia e de miudezas para o Peru já somam centenas de toneladas e receitas significativas em 2025.
Henrique Prado Olvido de Miranda, diretor administrativo-financeiro do Imac, pontua que “a participação do Instituto na ExpoCruz é estratégica para ampliar a presença da nossa carne em mercados internacionais”. No Peru, ele reforça a oportunidade de “reforçarmos junto ao consumidor e à indústria local que nosso sistema de produção é referência em atributos socioambientais”.
A participação de Mato Grosso nos dois eventos liderado pelo Imac possui parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Sebrae-MT e Invest MT.
Bolívia: plataforma estratégica para a América Latina
Na Bolívia, a participação acontece na ExpoCruz, realizada em Santa Cruz de la Sierra. O evento é uma das maiores feiras multissetoriais do continente e serve como um ponto de encontro para empresas que buscam entrar em novos mercados e fortalecer suas redes comerciais.
A Bolívia já é um parceiro comercial de Mato Grosso, segundo o Imac. Em 2025, o estado exportou 47 toneladas de carne bovina desossada e 287 toneladas de sebo bovino para o país, gerando uma receita de mais de US$ 582 mil.
Peru: reforço em um mercado competitivo
No Peru, a comitiva de Mato Grosso participa da Expoalimentaria entre os dias 24 e 26 de setembro. Considerada a mais importante feira de alimentos e bebidas da América Latina, o evento atrai os principais operadores do varejo, da distribuição e do setor de hotelaria e alimentação do país.
Dez frigoríficos mato-grossenses já estão habilitados para exportar para o mercado peruano. Neste ano, as exportações totalizaram 140 toneladas de miudezas bovinas, com uma receita de US$ 257,4 mil.
Clique aqui, entre em nosso canal no WhatsApp do Dia de Ajudar Mato Grosso e receba notícias em tempo real.
Fonte: canalrural