Boas Ações

Estação de Piscicultura e Horta Tecnológica impulsionam Produção de Peixes e Alimentos Saudáveis em Mato Grosso

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Ocorreu na manhã deste sábado (16), as inaugurações da horta tecnológica e da revitalização da estação de piscicultura “Mais Vida” da Unidade Mista de Pesquisa e Inovação (Umipi) da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A cerimônia foi realizada pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, no município de Nossa Senhora do Livramento, em Mato Grosso.

“Aqui vamos desenvolver tecnologias, agora para piscicultura, treinamento, desenvolvimento na pesquisa de fazer horta, produzir alimentos em pequenas propriedades. Vamos fazer aqui grandes oportunidades da transformação dessa essa produção”, destacou o ministro Fávaro no evento.

O projeto da estação de piscicultura é uma parceria entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e visa impulsionar a criação de peixes na região, promovendo o suporte técnico e inovação aos produtores locais, com curso de instrução e nivelamento, como também o fornecimento gratuito de alevinos para ribeirinhos, quilombolas e indígenas inscritos em programas do Governo Federal que tenham estrutura para a criação de peixes e para os agricultores familiares, de forma financiada. A expectativa é atender cerca de 1,5 mil famílias com 1 mil alevinos para cada.

O reitor do IFMT, Julio Santos, apresentou que a revitalização do espaço ocorreu em 90 dias com o empenho de trabalho de todos após o convite do ministro Fávaro para que o Instituto se tornasse um parceiro do Mapa e da Embrapa. “O ministro nos disse – nós queremos que o IFMT assuma a responsabilidade de digitalizar e colocar em funcionamento a piscicultura lá no município de Livramento para trazer renda, qualidade de vida, geração de emprego para a população da Baixada Cuiabana. E nós aceitamos esse convite”, disse Santos.

Na oportunidade, ocorreu o descerramento da placa de inauguração da estação e da reinauguração do laboratório de alevinos, como também a demonstração simbólica de alimentação de alevinos em um dos tanques de piscicultura. E a entrega da placa em homenagem ao pioneiro na criação da estação de piscicultura no estado de Mato Grosso, Edmundo Taques, pelo ministro Carlos Fávaro.

Fávaro apresentou que já foi dado o próximo passo para o desenvolvimento local por meio da Embrapa. “Essa primeira fase aí na inauguração e revitalização da unidade de piscicultura e já vamos dar a ordem de serviço para construir o centro de capacitação. R$ 48 milhões que serão investidos nesse local. Conforme a pesquisa vai ficando pronta, e trazendo das outras 43 unidades da Embrapa do Brasil, em todas as áreas, nós vamos trazer especificamente capacitar os nossos produtores aqui da Baixada Cuiabana e do estado de Mato Grosso”, evidenciou o ministro.

Foi também realizado o lançamento da primeira horta tecnológica do Projeto Alimentar, sendo a terceira horta do Projeto, parceria entre o Mapa e a Associação Mato-Grossense de Inclusão Social e Agricultura Familiar (Amais) que busca a promoção do cultivo de hortaliças e legumes de forma mais eficiente e sustentável, incentivando a alimentação saudável e reforçando o compromisso do Governo Federal em fortalecer a produção dos agricultores familiares e o desenvolvimento agropecuário na região.

“Um dos maiores objetivos do governo do presidente Lula é a erradicação da fome. Por isso, ele criou o programa de hortas urbanas. E aqui então nós denominamos de alimentar. Aqui dentro desse centro de pesquisa que vai servir para desenvolver tecnologias aplicadas específicas para esse microclima da Baixada Cuiabana. É um projeto tecnológico, é um projeto de inclusão e de combate à fome, então, portanto, um projeto social também que a gente tem muito orgulho de estar tocando”, destacou o ministro Carlos Fávaro.

Atualmente, o projeto já atende mais de 900 famílias de forma direta e indireta, por meio de instituições parceiras, que recebem periodicamente as hortaliças e verduras cultivadas nas hortas. Em Mato Grosso, as hortas estão localizadas nos municípios de Várzea Grande, Cuiabá e agora, em Nossa Senhora do Livramento.

Participaram da solenidade, o secretário-adjunto do Mapa, Irajá Lacerda; o chefe da Embrapa Agrossilvopastoril, Laurimar Vendrusculo; o prefeito do município de Nossa Senhora do Livramento, Thiago Almeida; e demais autoridades e representantes políticos.

Fonte: gazetamt

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.