Campo Grande recebe, em agosto, dois espetáculos gratuitos de dança que promovem uma reflexão profunda sobre a violência de gênero. As obras “Silêncio Branco”, dirigido por Chico Neller, e “Rompendo o Silêncio”, com recriação dramatúrgica e coreográfica de Vanessa Macedo, serão apresentadas nos dias 5 e 12 de agosto, no Sesc Teatro Prosa.
A entrada é gratuita, mas o público é convidado a doar alimentos não perecíveis, que serão destinados ao projeto Mães da Favela, da CUFA (Central Única das Favelas) de Campo Grande.
“Silêncio Branco” aborda o feminicídio e outras formas de violência impostas ao universo feminino. A montagem convida o público a refletir sobre o ciclo da violência, que muitas vezes começa de forma silenciosa e evolui até sua forma mais extrema: o assassinato de mulheres.
Já “Rompendo o Silêncio” é uma releitura da obra anterior e propõe uma nova abordagem sobre o tema. Com dramaturgia de Vanessa Macedo, o espetáculo da Ginga Cia. de Dança propõe a construção de novos imaginários, unindo arte e ativismo ao questionar as relações de poder presentes na sociedade.
Projeto “Os Afetos dos Silêncios”
Os espetáculos integram o projeto “Os Afetos dos Silêncios”, idealizado por Ana Carolina Brindarolli e Maria Fernanda Figueiró, com recursos do FMIC (Fundo Municipal de Investimentos Culturais), da Secretaria Executiva de Cultura (Secult) da Prefeitura de Campo Grande.
A proposta une dança, antropologia e preservação da memória cultural, celebrando os 39 anos da Ginga Cia. de Dança.
Além das apresentações, o projeto também prevê a digitalização de acervo e uma mesa redonda com especialistas da área de gênero e representantes de políticas públicas voltadas às mulheres.
Programação
Espetáculos: “Silêncio Branco” e “Rompendo o Silêncio”
- Dias: 05 e 12 de agosto
- Local: Sesc Teatro Prosa – Rua Anhanduí, 200, Centro – Campo Grande/MS
- Classificação: 14 anos
- Entrada gratuita (com sugestão de doação de alimento não perecível)
Mesa redonda: Violência de Gênero em Debate
- Dia: 15 de agosto
- Local: Ginga Espaço de Dança – Rua Brigadeiro Tobias, 956, Bairro Taquarussu
- Aberto ao público interessado
Fonte: primeirapagina