Eventos

Espetáculo de Dança Inspirado na Mitologia Terena estreia em Campo Grande

Grupo do Whatsapp Cuiabá
2025 word3

As vivências, a cultura e a mitologia Terena ganham vida através dos movimentos do artista da dança Yá Moreira, em solo gratuito que estreia nesta quinta-feira (6), no auditório da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul).

O espetáculo “Yakámokeno” flui a partir da relação do dançarino com a mitologia dos pássaros e sua correlação com os sonhos. Indígena do povo Terena e LGBT, Yá Moreira nasceu na aldeia Lagoinha, no município de Aquidauana, e leva para o palco as experiências que já vivenciou na pele, os saberes oriundos dos povos indígenas.

O solo também provoca importantes ressignificações do mundo, explorando realidades atravessadas diretamente por questões familiares, culturais, sociais e afetivas.

O artista viveu na comunidade até os 15 anos, quando se descobriu na dança. Ele é performer, professor, produtor cultural e integra o Renda que Roda, grupo de pesquisa em danças populares brasileiras da UEMS, que investiga as danças populares em suas raízes e tradições, bem como seus possíveis desdobramentos cênicos e poéticos.

Gabriela Salvador, diretora do espetáculo e do grupo, conta que esse trabalho, em especial, nasceu do desejo de investigar e divulgar a cultura Terena.

“O Yá é integrante do grupo há quase 10 anos e já participou de outros espetáculos nossos. Nesse trabalho, buscamos investigar a mitologia Terena e a mitologia pessoal dele enquanto dançarino Terena. Então, nesse atravessamento entre a mitologia Terena e sua própria vivência, buscamos compreender como essas histórias atravessam o corpo desse dançarino — sua vida na aldeia, sua família, sua história. É um trabalho de dança contemporânea que tem como inspiração poética a mitologia Terena e a mitologia pessoal do Yá”, destaca a diretora.

O solo “Yakámokeno” estreia na próxima quinta-feira (6), às 19 horas, no auditório da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, com entrada gratuita e acessibilidade em Libras.

Mais informações pelo Instagram do grupo: @rendaquerodaa.

Fonte: primeirapagina

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.