O espetáculo de dança “Quem a mim nomeou o mundo?”, da artista Maria Fernanda Figueiró, estreia nesta sexta-feira (17) no Sesc Teatro Prosa, em Campo Grande. A peça propõe uma reflexão sobre desigualdade de gênero e violência por meio da dança, literatura e artes visuais.
O espetáculo, fruto de cinco meses de criação colaborativa, busca provocar reflexão sobre desigualdade de gênero, violência e as normas sociais que moldam nossos corpos e experiências. A proposta é unir dança, literatura e artes visuais para estimular o público a pensar criticamente sobre questões de gênero e identidade.
Maria Fernanda, idealizadora do projeto, explica que a ideia surgiu da combinação de sua vivência como psicóloga e artista da dança. “A violência de gênero está presente de diferentes formas na vida das mulheres. Como artista, percebo que o gênero atravessa todos os corpos e experiências. Por isso quis criar um espetáculo que investigasse essas questões por meio da dança e da performance”, afirma.
O trabalho é resultado de uma parceria com Vanessa Macedo, diretora e coreógrafa da Cia Fragmento de Dança (SP), além de um time de profissionais dedicadas à cenografia, iluminação, trilha sonora, figurino e produção. A equipe é majoritariamente feminina, reforçando o compromisso do projeto com a valorização do trabalho de mulheres na arte.
Durante as apresentações, o público poderá vivenciar coreografias que questionam as normas de gênero e refletem sobre as violências simbólicas e físicas que atravessam diferentes contextos sociais. O espetáculo também promove a troca de experiências entre artistas e espectadores, estimulando diálogo e conscientização social.
Espetáculo: “Quem a mim nomeou o mundo?”
- Data: sexta-feira, 17 de outubro
- Horários: 16h e 19h
- Local: Sesc Teatro Prosa – Rua Anhanduí, 200
- Entrada: 1 quilo de alimento não perecível | Reserva de ingressos pelo (67) 99186-1558 | Instagram: @manakacultural
Fonte: primeirapagina