Notícias

Especialistas alertam: Brasil registra aumento de casos de covid-19

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Mesmo sem o impacto da pandemia vivida entre 2020 e 2022, a covid-19 segue presente no cotidiano brasileiro e tem mostrado sinais de aumento em diversas cidades do país, segundo alerta feito pela Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), na última sexta-feira (5).

O presidente da SBI, Alberto Chebabo, a covid-19 não desapareceu. “No momento, vivemos um aumento de casos em várias cidades brasileiras”, afirmou o infectologista, durante 27ª Jornada Nacional de Imunizações, em São Paulo.

Crianças e idosos são vulneráveis

Chebabo chamou atenção para o crescimento de casos entre crianças com menos de 2 anos, que não foram expostas ao vírus durante a pandemia e, se não vacinadas, apresentam risco maior de desenvolver complicações graves.

“Hoje, dois terços das crianças com covid-19 acabam sendo internadas. Em 2024, tivemos 82 óbitos infantis por uma doença que é imunoprevenível por vacina. É um número expressivo”, alertou.

O infectologista também reforçou a importância da imunização de idosos e gestantes, que continuam entre os grupos de maior risco.

“A maior parte dos óbitos ainda ocorre entre os idosos. Já as gestantes, além de se protegerem, também transmitem proteção ao bebê até que ele possa ser vacinado.”

Testagem ainda é recomendada

Apesar de a covid-19 ter se tornado, para a maioria das pessoas, uma infecção respiratória semelhante a outras, Chebabo defende que a testagem ainda é essencial para públicos mais suscetíveis, como idosos e imunossuprimidos.

“Talvez não seja uma prioridade de saúde pública para toda a população, mas para quem está em risco, testar é fundamental para reduzir chances de internação e morte.”

Ele também recomenda, em casos leves ou para fins de acompanhamento médico, a testagem voluntária em farmácias ou laboratórios, mesmo fora do grupo de risco.

Vacinas combinadas H1N1 + Covid

Durante o evento, o epidemiologista da USP Expedito Luna abordou a discussão sobre a possibilidade de combinar as vacinas da gripe e da covid-19 em uma só dose. Embora a ideia esteja em debate na comunidade científica, o cenário atual não favorece a adoção dessa estratégia, segundo ele.

“O comportamento do vírus da covid-19 ainda não é claramente sazonal como o da influenza. No Brasil, temos observado dois picos por ano. Isso inviabiliza, por ora, uma vacina combinada eficaz.”

Além disso, a política atual do Ministério da Saúde recomenda duas doses da vacina contra a covid-19 por ano para grupos de risco, o que complicaria a logística de uma vacina única.

📈 Casos aumentam em todo o país

Dados recentes da Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed) mostram que a positividade dos testes para covid-19 voltou a subir nas últimas dez semanas. O índice chegou a 13,2%, o mais alto desde março de 2025.

Segundo o patologista clínico Alex Galoro, o aumento está relacionado à queda natural da imunidade e ao surgimento de novas variantes.

“O inverno favorece aglomerações em ambientes fechados, o que aumenta a transmissão. No entanto, a imunidade gerada por infecções anteriores e pela vacinação ainda ajuda a evitar aumentos mais expressivos”, explicou.

Com informações da Agência Brasil

📍 MT registrou mais de 11 mil casos em 2025

Entre janeiro e 28 de agosto de 2025, Mato Grosso registrou 11.433 casos confirmados de covid-19 e 23 mortes causadas pela doença.

Entre os infectados, 301 eram crianças com menos de um ano, sem registro de óbitos nessa faixa etária.

No mesmo período, o estado aplicou 10.943 doses da vacina Moderna e 20.948 da vacina Zalika/Serum em diferentes públicos. Ao todo, 291.225 doses de vacinas contra a covid-19 já foram entregues no estado em 2025, sendo:

  • 189.110 da Pfizer
  • 51.350 da Moderna
  • 50.765 da Zalika/Serum

Atualmente, a vacina atualizada JN.1 da Pfizer está disponível gratuitamente em todas as unidades de saúde do estado.

Fonte: primeirapagina

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.