Escritores sul-mato-grossenses ou que moram em Mato Grosso do Sul por pelo menos dois anos podem ganhar investimento de R$ 15 mil para publicarem suas obras. Edital publicado no DOE (Diário Oficial do Estado) nesta quinta-feira (6) prevê R$ 750 mil para seleção de 50 projetos.
A verba é proveniente do PNAB (Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura). As inscrições ficam abertas entre 7 e 24 de fevereiro e podem ser feitas neste link. As regras estão no edital disponível ao fim desta matéria.
Serão selecionadas 10 obras de cada assunto:
- Prosa
- Poesia
- Literatura infantil e juvenil
- Quadrinhos/HQ História,
- Memória e identidade sul-matogrossense
Do total de selecionados, 25% devem ser negros, 10% indígenas e 5% PCDs (Pessoas com Deficiência).
Cada proponente deverá, como produto final do fomento, entregar 100 exemplares impressos, a versão digital (e-book), que será licenciada à FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul) pelo período de 2 anos e o roteiro de leitura da obra literária para ser utilizado em mediações literárias podendo ser em vídeo de 5 a 10 minutos ou em texto de até 5 páginas.
As obras selecionadas irão compor o acervo das bibliotecas públicas integrantes do SEBP-MS (Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso do Sul). Adicionalmente, os e-books serão disponibilizados pelo aplicativo MS Digital, na aba Leia MS, durante o prazo de 2 anos.
Leia o edital completo aqui.
Fonte: primeirapagina