A vitória da equipe na etapa estadual garantiu a classificação para a fase nacional. No caso de Ryan, sua participação só foi possível graças ao apoio da Nutribras e da Prefeitura de Sorriso. Com o patrocínio, foi assegurado que ele pudesse competir e aproveitar plenamente a experiência.
No sábado (22.11), os estudantes da Cyber foram convidados pela Nutribras, patrocinador oficial da equipe, para conhecer a fazenda. Lá, eles foram recebidos pelo gerente de suinocultura, Wilson Aparecido da Silva, e puderam ter contato direto com práticas reais de tecnologia, inovação e sustentabilidade no agronegócio.
“Receber crianças na fazenda da Nutribras Alimentos é muito mais do que uma visita, mas uma oportunidade de ensinar na prática sobre a origem dos alimentos, o cuidado com os animais, a preservação do meio ambiente e o valor do trabalho no campo. Ao conhecerem de perto como funciona a produção responsável de suínos, as crianças desenvolvem respeito pela natureza, consciência sobre o agronegócio e valorização das pessoas que alimentam o mundo”, disse Wilson.
Para a professora de Robótica, Janaína Alves de Queiroz, a experiência foi muito enriquecedora, pois os estudantes ficaram impressionados com a estrutura da empresa, com o manejo do rebanho e com o uso de soluções tecnológicas no cuidado animal e na gestão da produção.
“Para nossos estudantes, foi uma oportunidade de ver, na prática, como ciência, automação e tecnologia fazem parte do campo e contribuem para o desenvolvimento da nossa região. Também ficamos muito felizes em contar com o apoio de uma empresa que valoriza o conhecimento, a inovação e o futuro dos nossos jovens ao apoiar a ida do Ryan na competição”.
Para Sidney José da Silva, pai do Ryan, ver a empresa onde trabalha abraçar o sonho do filho foi um gesto que ultrapassou o apoio financeiro, também foi emoção, pertencimento e reconhecimento.
“Ver o apoio da Nutribras foi extremamente gratificante. É uma satisfação imensa saber que a empresa onde trabalho incentiva e valoriza a paixão do meu filho e dos demais pelo crescimento e desenvolvimento deles. Esse incentivo direto àquilo que ele mais gosta foi absolutamente espetacular. Sem o apoio da Nutribras não seria possível ter realizado esse sonho de participar de uma olimpíada nacional de robótica”, afirmou.
O interesse de Ryan pela tecnologia surgiu cedo e sempre foi notado pela família. O menino sempre demonstrou afinidade natural com essa área e para Sidney, o futuro do filho está apenas começando.
“Enxergo um futuro promissor e grandioso para o Ryan. A tecnologia e a robótica são áreas em plena expansão, repletas de oportunidades. Como ele cultiva esse gosto desde a infância, tenho convicção de que seguirá um caminho de grande sucesso. A profissão dos sonhos dele é ser engenheiro de software, e vejo isso totalmente possível.”
A participação da equipe Cyber Artes também consolida Sorriso como um polo de inovação educacional, com estudantes ocupando espaço importante nas competições nacionais de tecnologia.
Fonte: Olhar Direto






