Ana Adélia Jácomo
Única News
A Inteligência Artificial (IA) é uma realidade que já impacta o comércio global e a qualificação profissional, segundo José Wenceslau de Souza Júnior, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IPF-MT.
Em entrevista ao podcast Radar News no canal da TV Única no Youtube na quinta-feira (24), ele detalhou como o Senac de Mato Grosso está se adaptando às novas tecnologias e fez uma observação crítica sobre o impacto da IA na nova geração.
Wenceslau ressaltou o papel fundamental do Senac na qualificação profissional, atendendo os 142 municípios de Mato Grosso com cursos, muitos deles gratuitos (68% por lei). Ele explicou a natureza privada da instituição, mantida por 1% da arrecadação de encargos sociais de empresários.
Ao comentar sobre as tendências globais, citou sua participação anual na NRF (Retail’s Big Show), o maior evento mundial do comércio varejista em Nova York. “Esse ano, 2025, foi 99% da feira falando sobre inteligência artificial. E a inteligência artificial está nas nossas vidas”, disse.
Ele revelou que o Senac já oferece cursos especializados em IA, focando inclusive em pessoas de meia-idade, para quem, segundo pesquisas recentes, a interação com a IA pode ser mais fácil devido ao hábito da leitura.
De forma incisiva, o presidente criticou a falta de leitura entre os jovens, que os impede de formular frases e, consequentemente, de interagir de forma eficaz com a IA.
“Pela primeira vez na história do mundo, que toda vida houve a evolução, então o jovem chegando, ele superando o pai, superando o avô. Essa geração de agora, pela primeira vez na história, o jovem não está superando o pai”, alertou.
Ele previu que até 2030, muitos cargos, como secretárias e caixas de supermercado, serão impactados, com destaque para a substituição de funções predominantemente femininas.
No entanto, o empresário ponderou que a extinção de profissões é um processo natural da evolução, citando exemplos históricos desde a Revolução Industrial. “A vida inteira é assim, algumas profissões vai sendo extintas […] As pessoas tem que se reinventar”, aconselhou.
Veja a entrevista completa:
ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI
RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1 – GRUPO 2 – GRUPO 3
Fonte: unicanews