Sophia @princesinhamt
Cinema

Entrevista exclusiva: Dolores destaca o poder dos sonhos de mulheres periféricas de SP no Festival do Rio 2025

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Se fosse possível resumir em uma única palavra a força motriz que move três gerações de mulheres da periferia de São Paulo, essa palavra seria: sonhar. Pelo menos foi isso que ficou claro durante as conversas do AdoroCinema com os diretores e o elenco de , filme que integra a Premiére Brasil do Festival do Rio 2025 e concorre ao Troféu Redentor na categoria de longas de ficção.

A estreia do filme, dirigido por e , aconteceu no Estação NET Gávea, tradicional cinema carioca, no último domingo (05/10) e foi recebido com entusiasmo pelo público e por um elenco comovido. E não à toa, já que, além de uma história que toca em temas emotivos, como relações familiares conturbadas, Dolores foi o último projeto cinematográfico deixado pelo cineasta antes de falecer, vítima de um câncer de pulmão.

Quero hoje dedicar essa sessão a Chiquinho. Tigrão, onde quer que você esteja, essa noite é para você!“, saudou Marcelo Gomes, amigo e parceiro de trabalho de longa data de Chico, cuja homenagem também levou às lágrimas outra companheira antiga do diretor paulista, a atriz . Foi Carla quem encarnou a dona de casa e manicure Alice no primeiro longa de ficção de Chico, o drama . Agora, dezoito anos mais tarde, encarna a protagonista homônima Dolores, uma vendedora de lingeries que trabalha na porta de uma penitenciária, mas acredita que seu destino é abrir uma casa de apostas.

Roteiro e direção fazem estudo de personagens complexas em busca da felicidade

2025 word1

Mujica Saldanha

O Chico se interessava sempre pelo universo. O ponto de partida dele era esse. Na Casa de Alice eram os salões de beleza, em Ausência eram as feiras, e no caso, agora, de Dolores são os cassinos. Seus personagens surgem a partir desses lugares que ele investiga e observa“, comenta Carla em entrevista exclusiva ao AdoroCinema em meio à correria da noite de lançamento do novo longa.

Não passa despercebido a Carla outro cenário que compõe a trama idealizada por Chico: os presídios. Mas, como ela mesma declara, o ponto de vista é outro: “Não de dentro, mas de fora, mostrando, inclusive, como as penitências masculinas possuem filas de mulheres visitantes, enquanto nas femininas pouquíssimas pessoas e maridos aparecem“.

É justamente ao redor desse local que se constrói o enredo de Débora (), filha de Dolores, que espera ansiosamente pelo fim da pena do namorado e, enquanto isso, sonha em abrir seu próprio negócio de lingeries; e de Marlene (), melhor amiga de Dolores, que vende docinhos também na entrada da prisão e está apaixonada por uma detenta.

É uma daquelas amizades em que você sabe o que ela está pensando só de olhar. Participo de todas as loucuras dela e a Marlene ama que a Dolores seja uma mulher ousada. Marlene é uma personagem que está vivendo um momento muito feliz da vida. Ela está cheia de planos e sonhos. As duas são mulheres maduras vivendo coisas pela primeira vez“, descreve Gilda Nomacce que também esteve presente no filme de Chico Teixeira ao lado de . “Chico fez questão de deixar papel para nós [em Dolores]. E ganhar um papel como herança é uma coisa muito linda

Dolores mistura sonho e realidade para reafirmar esperança

2025 word1

Joana Luz

Segundo a co-diretora Maria Clara Escobar, além de uma herança deixada por Chico, o filme foi um presente cujo trabalho só poderia ter sido feito de maneira coletiva. “Não era um filme só do Marcelo, não era um filme só meu, era o nosso filme com o Chiquinho“. O convite para integrar o projeto veio justamente de Marcelo Gomes, que já trabalhava na produção do longa com Teixeira e ficou com a missão de terminá-la após a morte do diretor e roteirista. A tarefa era construir o percurso de três mulheres de gerações diferentes.

A Dolores com 65 anos, a filha dela com 40 e a neta com 20 e poucos. Mulheres que moram num bairro de classe média baixa de São Paulo e que têm sonhos, lutas, contradições e singularidades“, descreve Marcelo enquanto Maria Clara deixa claro justamente os elementos que complexificam os choques entre as personagens. “São três gerações: a Dolores [que vem] de uma redemocratização depois da ditadura militar, que tipo de imaginário ela tem? Depois a Débora, já num governo mais estável, que tipos de sonhos ela tem? E finalmente a Duda, a neta, a mais jovem de 20 anos, [fruto] dessa subida do neoliberalismo desenfreado, que tipo de sonhos ela tem?“, narra Maria.

De fato, muito bem delineadas estão as diferenças e os mundos afetivos de cada personagem – mesmo em sequências que simulam devaneios. Não se foge das incoerências de seus comportamentos ou de suas ambições complicadas e inconvenientes até para si mesmas. Dolores, por exemplo, sonha em abrir um cassino clandestino, mas vive em recuperação por sua dependência em jogos de azar.

Já Débora vive em clima de guerra com a mãe, pois a matriarca não confia no namorado criminoso da filha. Por outro lado, Duda () trabalha num estande de tiro e se agarra a uma oportunidade duvidosa de imigrar para os Estados Unidos em busca do sonho americano de liberdade. Logo, nesse “cinema de personagens, não de trama“, como caracterizou Marcelo, que está muito próximo do estilo de Teixeira, os anseios de cada protagonista são seus maiores algozes, mas principalmente seus principais motivos para continuar.

Nossa grande contribuição é anunciar que não existe limite entre sonho e realidade. Você pode ter ações nos sonhos, você pode pensar nos sonhos, reinventar sua vida nos sonhos. Sonhos e realidades são a mesma coisa, que é até um pensamento dos Yanomamis. Acho que tentamos trazer isso para a linguagem cinematográfica, investigando junto com o espectador o onírico, o inconsciente e o subjetivo dessas personalidades”, destacou o diretor.

O Festival do Rio 2025 acontece do dia 2 a 12 de outubro, com direito a mais três dias de repescagem entre os dias 13 e 15 de outubro. Ingressos para as sessões estão disponíveis para compra através do site do evento.

Fonte: adorocinema

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.