Com apresentações artísticas, fóruns, rodas de conversa, e vivências formativas, a etapa estadual da “Teia”, que reunirá Pontos de Cultura de Mato Grosso, começa nessa segunda-feira (8.12), no Sesc Pantanal, em Poconé. A cerimônia oficial de abertura será realizada às 17h30.
Promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), o evento prossegue até a quarta-feira (10.12), definindo metas e demandas dos coletivos ou instituições reconhecidas por desenvolverem ações culturais nas comunidades. A previsão é de aproximadamente 100 participantes vindos de todas as regiões do Estado.
Antes da abertura oficial, a programação já começa às 14h30, com roda de conversa e troca de vivências entre os representantes dos Pontos de Cultura. No primeiro dia do evento haverá ainda apresentação do grupo Maracatu Buriti Nagô.
O fórum de Pontos de Cultura ocorre na terça-feira (9), das 9h30 às 12h, e das 14h30 às 19h. A atividade será intercalada por apresentações artísticas, que incluem o Grupo de Siriri Flor Atalaia, os Mascarados de Poconé, entre outras.
O encerramento do evento será na quarta-feira (10), às 11h. Pela manhã, os participantes realizam ainda uma imersão pelos projetos sociais e ambientais do Sesc Pantanal.
Além das atividades de formação e de debate, a Teia Estadual define os 30 delegados que representarão Mato Grosso na Teia Nacional, agendada para o período de 24 a 29 de março de 2026, Aracruz (ES).
Em sintonia com o tema nacional, o evento mato-grossense promove o encontro entre cultura, meio ambiente e sustentabilidade, o que reafirma o papel dos territórios culturais como agentes de transformação social e ecológica.
Fonte: matogrossodigital






