Notícias

Encontro em Cáceres estabelece estratégias para promover desenvolvimento nas cidades fronteiriças

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Encontro em Cáceres define agenda de ações em prol dos municípios de fronteira

A ação liderada pelo Sebrae será realizada em Cáceres. Empresários, lideranças locais e políticos participam da programação

Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MT
ASN MT
22/04/2025 às 15:02 Atualização
22/04/2025 às 15:54

Com o intuito de desenvolver a economia nos sete municípios de fronteira com a Bolívia e atender os anseios da população e dos empresários, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) lança, na próxima quinta-feira (24), em Cáceres, uma agenda de ações que envolve a sociedade civil organizada, empresários e lideranças políticas. O trabalho faz parte das atividades do Programa Líder de Fronteira.

A agenda de ações abrange quatro principais eixos; agronegócios, turismo, indústria, comércio e serviços e a integração do Brasil-Bolívia. O encontro será sediado na Escola Técnica de Cáceres, que é uma das cidades que compõem a fronteira com a Bolívia.

Os demais municípios na transfronteiriços são Comodoro, Conquista D’Oeste, Nova Lacerda, Pontes e Lacerda, Porto Esperidião e Vila Bela da Santíssima Trindade. Estão contemplados pelo lado da Bolívia as cidades de San Ignácio de Velasco e San Matias.

A gerente da Regional Sudoeste do Sebrae em Cáceres, Cirlene Espicaski, destacou que a construção da agenda foi resultado de um levantamento das necessidades da região de fronteira. O objetivo foi identificar o potencial e os principais anseios de cada município participante e contribuir para impulsionar o desenvolvimento territorial.

“Sabemos que a nossa região elenca uma série de atributos para o crescimento e fortalecimento da economia em várias frente. Nosso foco é dar apoio e suporte aos pequenos negócios e aos empresários”, avaliou.

O evento contará com a presença de representantes do Consulado da Bolívia em Cáceres e de municípios bolivianos da região de fronteira, cuja participação é essencial para fortalecer os laços institucionais e garantir a representatividade boliviana nas articulações territoriais. Também estarão presentes no encontro representantes do grupo ‘La Frontera’, que atua na região de fronteira entre os estados do Paraná, Santa Catarina e a Argentina. Essa presença simboliza um passo importante para a construção de conexões futuras entre territórios de fronteira e o intercâmbio de experiências bem-sucedidas.

Fonte: Sebrae

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.