Em 2024, os cinco principais bancos do Brasil â Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, ItaĂș e Santander â fecharam, juntos, 1.774 pontos de atendimento, entre agĂȘncias e postos.
Analistas do UBS BB detalharam este movimento em um relatĂłrio. O Bradesco liderou esse fechamento bancĂĄrio: encerrou 1.358 unidades de atendimento.
Os especialistas afirmaram que a tendĂȘncia de queda no nĂșmero de pontos deve continuar a ajudar os bancos incumbentes a reduzirem a lacuna de eficiĂȘncia em relação aos novos entrantes.
Desde março de 2015, quando o Brasil tinha 23.154 agĂȘncias bancĂĄrias, houve uma redução significativa desse nĂșmero. Atualmente, hĂĄ 16.573 agĂȘncias e postos â uma diminuição de 28,4% ou 6.581 unidades em relação hĂĄ dez anos.
A função dos postos de atendimento para os bancos

AlĂ©m das agĂȘncias, o paĂs conta atualmente com 11.537 postos de atendimento fĂsicos. Em março de 2015, esse nĂșmero era de 10.474, o que indica um aumento de 10,1% no perĂodo.
Os postos de atendimento sĂŁo estruturas mais simples, frequentemente convertidas de agĂȘncias, com o objetivo de reduzir custos operacionais. Essas unidades nĂŁo lidam com numerĂĄrio e, portanto, nĂŁo exigem equipamentos como cofres nem portas giratĂłrias.
Tal modalidade mais simples não oferece serviços como cùmbio, operaçÔes de tesouraria ou fundos de investimentos para clientes qualificados.
Muitos desses postos realizam suas operaçÔes de dentro de empresas, repartiçÔes pĂșblicas ou universidades, em atendimento exclusivo aos integrantes dessas instituiçÔes. Essa estratĂ©gia permite que os bancos mantenham operaçÔes com despesas reduzidas.
Fonte: revistaoeste