Mundo

Encceja: Prazo para solicitar atendimento especializado no exterior encerra nesta sexta

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Os brasileiros inscritos no Encceja Exterior 2025 que tiveram recusado o pedido de atendimento especializado têm até esta sexta-feira (11) para enviar recurso. A solicitação deve ser feita exclusivamente na Página do Participante do exame, anexando um novo documento que comprove a necessidade de atendimento, como no caso de pessoas com deficiência, lactantes ou idosos.

Segundo o edital, o resultado dos recursos estará disponível a partir de 16 de julho. Com o deferimento, o candidato terá direito a um acréscimo de 60 minutos em cada turno da prova.

A participação no Encceja Exterior é voluntária e gratuita, voltada a jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade certa. Para o ensino fundamental, a idade mínima é de 15 anos, e para o ensino médio, 18 anos completos na data do exame.

Também estão abertos os recursos para participantes em Penas Privativas de Liberdade no exterior (Encceja Exterior PPL). Nestes casos, o pedido deve ser feito pelo responsável no Consulado-Geral do país de aplicação.

As provas do Encceja Exterior regular ocorrerão em 28 de setembro em cidades como Frankfurt, Bruxelas, Barcelona, Madri, Boston, Miami, Nova York, Paris, Amsterdã, Roma, Hamamatsu, Nagoia, Tóquio, Lisboa, Genebra e Paramaribo. Já o Encceja Exterior PPL será aplicado entre 29 de setembro e 3 de outubro em unidades prisionais de Nagoia e Tóquio, no Japão, e Madri, na Espanha.

O exame é composto por quatro provas objetivas com 30 questões cada, além de uma redação. Os resultados das duas modalidades serão divulgados em 15 de dezembro.

Organizado pelo Inep desde 2002, o Encceja avalia habilidades e saberes adquiridos formal ou informalmente e serve como referência para certificação de conclusão do ensino fundamental e médio pelas secretarias de Educação e institutos federais.

Fonte: cenariomt

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.