O Exame Nacional de Residência (Enare) 2025 bateu recorde com 138.974 inscritos, número 56% maior em relação à edição anterior, que contou com pouco mais de 89 mil participantes.
A residência médica é uma modalidade de pós-graduação exclusiva para médicos, estruturada em cursos de especialização com atividades práticas e teóricas realizadas em instituições de saúde sob supervisão profissional.
Entre os inscritos, 51 mil optaram por residência uni e multiprofissional, abrangendo 15 profissões da saúde. Já 87 mil escolheram a residência médica, sendo que mais de 80 mil farão o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed).
Vagas em expansão
O Enare 2025 disponibiliza 11.174 vagas em 235 instituições, número 28% maior que no último ano. Pela primeira vez, a seleção conta também com instituições privadas, além das públicas. São 3.877 programas de residência reconhecidos pelo MEC, com bolsas autorizadas e financiadas.
Integração com o Enamed
Uma das novidades é a integração do Enare ao Enamed, prova criada pelo Inep em parceria com a Ebserh, vinculada ao MEC. O exame substituirá o Enade de Medicina e será anual. A prova é obrigatória para estudantes que concluem o curso em 2025, mas médicos já formados também puderam participar para disputar vagas de acesso direto.
Data e aplicação das provas
As provas serão aplicadas em 19 de outubro em uma única etapa objetiva, eliminatória e classificatória, que definirá 100% da nota final. O Enamed, destinado a programas de acesso direto, ocorrerá em 225 municípios — 275% a mais que em 2024. Já os exames para programas com pré-requisito e para residências uni e multiprofissional serão aplicados pela FGV em 60 cidades.
Fonte: cenariomt